36 estudantes da Educação Especial são atendidos em sala de aula regular onde o professor apoio atua de forma a levar conhecimento e autonomia a cada estudante e no contra turno participam de projeto esportivo e cultural.
A Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, localizada no bairro Dioclécio Artuzi, em Dourados, atende cerca de 1.300 estudantes do ensino fundamental I, II e ensino médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno e entre eles, 36 são público-alvo da Educação Especial, no qual são atendidos em sala de aula regular onde o professor apoio atua de forma a levar conhecimento e autonomia a cada estudante.
No contra turno esses estudantes recebem atendimento na sala de recursos multifuncional(AEE) sob a coordenação e orientação da professora Jéssica Barbosa Mateus onde possuem material tecnológico e lúdico no qual o ensino se complementa, ampliando ainda mais oportunidades e conhecimento.
A escola conta com vários projetos em parceria com a Fundesporte e NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), entre eles, Teatro e Circo, Balé, karatê, Ginástica Rítmica, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Violão e Artes Visuais, onde os estudantes participam no contra turno.
Paralímpico
No Projeto Dourados Paralímpico os estudantes da unidade escolar Rodrigo Silva Bácaro, do 8º ano matutino, se destacou em 1º lugar na Bocha Paralímpica Classe BC3. O estudante Kauã Felipe Mauro Ferreira participou da modalidade de atletismo na paralímpiada, também participa do Projeto Karatê e Xadrez, ganhou em 1º lugar na corrida de 75m, no arremesso de peso e no lançamento de disco.
O atleta estudante Wellington Kauã Silva Oliveira ficou em 1º lugar na corrida em cadeiras 1000m, 250m e 75m, já a estudante Bianca da Silva Ferrari também se destacou em 2º lugar no tênis de mesa. Sabrina Cristaldo Sarmento ficou em 1º lugar no lançamento de disco e 2 º lugar no lançamento de dardo. Leandro de Souza Dourado ficou em 2 º lugar no lançamento de disco e lançamento de dardo e 3 º lugar na corrida de 100 metros, no projeto Teatro temos o estudante Cristhian Flores Ramos.
Na modalidade Karate destaque ao atleta Azafi de Matos Siqueira, com Síndrome de Down, estudante do 2º ano do ensino médio, que participa de torneios realizados pela escola, na cidade, no estado e recentemente no Campeonato Brasileiro em São Paulo e como incentivo ao esporte ele ganha medalhas e troféus, “o objetivo é incentivar a participação de mais atletas com deficiências, trabalhar o respeito às diversidades e eliminar o preconceito, promovendo assim a inclusão social”, enfatiza professora Jéssica Mateus.
Para a diretora Regina Rozania Lima de Araujo, a participação de todos os estudantes nos esportes, na arte e cultura é muito importante, “pois os atletas, os artistas, sempre procuram superar os seus próprios limites, ter um olhar diferenciado sobre vivências e fazeres, enfrentam seus medos, demonstram coragem e ousadia diante dos desafios. Todos nós temos potencialidades que só precisam ser enxergadas e estimuladas”, finaliza gestora
A escola conta com profissionais qualificados para atender na Educação Especial, são eles: Tatiane Xavier Araújo Cruz, Deusa Além Martins, Thiago Bragagnollo, Rodrigo da Costa, Andreia Correia da Silva, Ana Caroline Morais Ramão, Ordiléia Aparecida Moreira, Cleide Mandacari, Gislaine Amorim, Etelvina Dela Bela de Oliveira, Lidiane Almeida, Gelson Marangueli, Joice Gomes, Elias Lourenço Félix.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar