Evento possibilitou a integração da teoria à prática, estimulando os estudantes a busca de soluções sustentáveis, reutilizando e ressignificando os resíduos.
Campo Grande (MS) – Os estudantes do Curso Técnico em Administração e do Curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande, participaram, no dia 12 de setembro, da formatura do projeto Miniempresa, onde receberam os certificados de participação no projeto com a miniempresa Lapuffiê. Ao todo, receberam 8 prêmios, além do reconhecimento de melhor Miniempresa de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a coordenadora do Curso Técnico em Administração, Jane Padilha, o evento é muito mais que a conclusão de um projeto, “ele possibilitou a integração da teoria à prática, estimulando os estudantes a buscarem soluções sustentáveis para o futuro do consumo, reutilizando e ressignificando os resíduos, e que no caso da Lapuffiê deram uma nova utilidade para as latas de tinta transformando-as em lindos e modernos puffs”, enfatiza

O miniempresa é um programa de economia e negócios destinado a alunos do ensino médio. Através do Método “Aprender Fazendo” o programa proporciona aos estudantes experiências práticas, por meio da operação de uma empresa estudantil. Os alunos aprendem a identificar as necessidades do consumidor, os conceitos de oferta e demanda e a valorização de atitudes empreendedoras. São trabalhados valores como honestidade, ética, perseverança, responsabilidade social e a importância de superar desafios através do trabalho em equipe.
Os conteúdos abordados na Miniempresa estão diretamente relacionados a ementa do curso, uma vez que este projeto associa a teoria estudada nos 1° e 2° anos do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio.
O projeto estimula nos estudantes atitudes empreendedoras, promove o pensamento criativo e a autonomia, incentiva o trabalho em equipe e apresenta o mundo dos negócios de uma forma organizada e leve.

No Miniempresa os discentes vivenciam os desafios de criar uma empresa partindo do ponto zero: Escolher um produto inovador para ser produzido, criar o nome da empresa, definir logomarca, missão, visão, objetivos, ponto de equilíbrio, buscar parcerias para diminuir os custos, criar e trabalhar as redes sociais.
O projeto Miniempresa é uma parceria com a ONG Junior Anchievement, que desenvolve programas que estimulam o empreendedorismo juvenil, a consciência financeira, e acontece na escola desde 2013. Vários produtos foram desenvolvidos neste período, a escola foi premiada em 2018 com a Miniempresa Wood Light que produziu uma luminária com palitos de dentista, com os seguintes prêmios: Melhor processo produtivo inovador, Melhor Miniempresa para se trabalhar e Melhor Miniempresa 2018. Neste ano a escola foi reconhecida com os prêmios de: Sustentabilidade 1º Lugar, Processo Produtivo Inovador, Melhor Produção, Gestão de Pessoas, Relatório Final, Marketing e Comunicação, Produto Destaque 1° Lugar e Melhor Miniempresa 2019. Demais informações podem ser encontradas na página oficial da escola.
Para o diretor adjunto, Adalberto Santos do Nascimento, “esta premiação é o reconhecimento de um trabalho integrado de coordenação, docência e discentes que, por meio de um ensino inovador e dinâmico proporciona aprendizagem, ao mesmo tempo que estimula o espírito empreendedor dos estudantes. ”