Campo Grande (MS) – Na sexta-feira (17), no período matutino, na Escola Estadual Braz Sinigáglia, em Batayporã, ocorreu a culminância do Projeto “África: outras histórias, novas descobertas”.
O projeto vinha sendo desenvolvido desde do mês de agosto, nas disciplinas de Arte, História, Geografia e Língua Portuguesa onde foram trabalhados o continente africano bem como suas contribuições e influências culturais desde da época do Brasil colônia até os dias atuais na sociedade brasileira.
Os estudantes das turmas 7° A, 9º A e 2º A (ensino médio), produziram e apresentaram temas como: as religiosidades africanas, a culinária, danças, artefatos de arte, contos e poemas africanos; ainda foram expostos um varal com o poema do navio negreiro de Castro Alves, dos estudantes do 8º B sob a orientação da professora Simone Sonoda e na área de arte trabalhos dos estudantes do projeto AJA e EJA (noturno) sob a responsabilidade da professora Ana Claúdia.
As turmas do ensino fundamental I, apresentaram a dança “nega maluca” sob a instrução da professora Angela Krüngel.
Ainda foi servido à comunidade escolar feijoada com farofa, iguaria com influencia da culinária africana.
O projeto buscou desmitificar a ideia de que o continente africano, é repleto de miséria, savana e animais selvagens e consequentemente sem história e cultura. Levando em consideração todas as particularidades e a magnitude da cultura africana, vinda para o Brasil nos navios negreiros contribuindo significadamente para a miscigenação cultural brasileira.