Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudantes do pré do CEI Zedu finalizaram projeto de Educação Financeira

  • 14 out 2024
  • Categorias:Campo Grande, CEI Zedu, destaque
  • Compartilhar:

Os alunos puderam gastar o “dinheiro” acumulado na feira com “venda” de brinquedos

 Os estudantes do pré II do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu) tiveram a oportunidade de participar de um projeto anual de Educação Financeira, em colaboração com a Cooperativa Sicredi, que doou brinquedos para a realização da atividade prática. Ao longo do ano, as crianças aprenderam conceitos fundamentais sobre dinheiro e sua importância, acumulando uma quantia fictícia, guardada em cofres confeccionados em parceria com suas famílias. Essa prática não apenas promoveu o aprendizado financeiro, mas também fortaleceu os laços familiares.

Ao longo do ano, as crianças ganharam “dinheiro” referentes às atitudes positivas, como respeitar amigos e professoras, usar palavras de gentileza e realizar atividades. Essa abordagem lúdica transformou o aprendizado em uma experiência significativa, mostrando que comportamentos éticos e solidários têm suas recompensas.

O dia de comprar os brinquedos coincidiu com a Semana da Criança e foi um momento de pura magia. As crianças estavam radiantes e ansiosas para participar da feirinha, onde puderam gastar o dinheiro que acumularam com tanto esforço.

Foi organizado uma feira, onde os estudantes poderiam “comprar” os brinquedos com o dinheiro que acumularam durante a realização do projeto. As professoras ajudaram os alunos a contar o dinheiro e precificaram os brinquedos, permitindo que cada um escolhesse o que mais gostava. A alegria era palpável, e as crianças se mostraram entusiasmadas em ver seus desejos se realizando.

Os estudantes que não tinham dinheiro suficiente para comprar o brinquedo desejado foram apoiados por seus colegas, que, em um gesto admirável de cooperação e solidariedade, emprestaram o que era necessário. Esse momento não apenas evidenciou a importância do trabalho em equipe, mas também ensinou lições valiosas sobre empatia e amizade.

Trabalhar Educação Financeira desde a infância traz inúmeros benefícios. As crianças desenvolvem habilidades que vão além da simples matemática, como a capacidade de planejar, economizar e fazer escolhas conscientes. Esses ensinamentos são essenciais para a formação de cidadãos responsáveis e financeiramente saudáveis no futuro. Além disso, a experiência de “comprar” os brinquedos reforçou a noção de que cada ação positiva é valorizada, criando um ambiente de aprendizado onde a solidariedade e a união prevalecem.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Ricardo Agra, SED e arquivo escolar






 

Últimas Notícias

  • Projeto AJA mobiliza estudantes da EE Maria Leite para o exercício da cidadania
  • Arraiá da Escola Estadual São José reúne comunidade em celebração cultural e festiva em Cassilândia
  • “Café com Carolina” mobiliza escola e comunidade em reflexão sobre literatura, desigualdade e identidade social
  • Tecnologia e Inovação em Sala de Aula: SED/MS e UFMS promovem oficina sobre Robótica Educacional com Micro:bit
  • EE Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenoo inaugura quadra poliesportiva e novas estruturas na Aldeia Lagoinha
  • Mostra Artística é realizada na EE Presidente Vargas
  • SED lança e-book “Práticas para a Educação de Estudantes com Deficiência Auditiva na REE/MS”
  • “Transitividade Verbal” é trabalhada na EE Olinda Conceição Teixeira Bacha
  • Estudante da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira vence concurso do Rotary com redação sobre Poliomielite
  • IV Arraiá do CEEP Arlindo Neckel reúne comunidade escolar em noite de cultura e confraternização
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital