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Família e sociedade: Educação em meio à pandemia, foi tema da Live da SED

Categoria: Covid-19, Live da Educação | Publicado: terça-feira, junho 30, 2020 as 09:47 | Voltar
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Convidado desta semana foi consultor e gestor educacional Miguel Angelo Thompson Rios, atualmente diretor acadêmico da Fundação Santallana.

Campo Grande (MS) –  A Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (29.06), a sétima Live, através do canal da rede social do Governo de MS (Facebook), a transmissão tem como objetivo atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas da comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino (REE).

Responsável pela abertura das transmissões, a secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, mencionou que abordagem da semana foi quanto às responsabilidades da família e da sociedade com a educação, em meio à pandemia, “a aprendizagem, hoje, é coletiva, onde a família, sociedade e escola têm como desafio de auxiliar os estudantes, transformar a informação em compreensão e conhecimento”.

Secretária Cecilia Motta abordou responsabilidades da família e da sociedade com a educação, em meio à pandemia.

A transmissão desta segunda-feira contou com a participação do superintendente de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, que sanou dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino.

Família e Escola

O convidado da Live desta segunda-feira é o professor, biólogo, oceanógrafo, consultor e gestor educacional Miguel Angelo Thompson Rios, é bacharel e licenciado em ciências biológicas, mestre e doutor pelo Instituto Oceanográfico da USP, MBA em marketing de serviços pela FIA e professor do ensino básico por mais de três décadas. Atualmente, Miguel Thompson, é diretor acadêmico da Fundação Santillana e membro do Conselho Consultivo do Movimento pela Base.

Em resumo, foi gerente de serviços pedagógicos e diretor de marketing e serviços da Editora Moderna, diretor e CEO do Instituto Singularidades entre 2014 e junho de 2019. Como consultor educacional, prestou serviços para o Ministério da Educação, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Pnud- Nações Unidas, Pearson Education e Gartner Consulting.

Convidado desta semana foi o consultor e gestor educacional, Miguel Thompson, diretor acadêmico da Fundação Santallana.

“Com a pandemia acelerou o entendimento de um ponto de vista da nova família que somos hoje, há 40 anos atrás o centro da família era o pai, onde a mãe não trabalhava, as relações eram hierárquicas. Com a evolução nos meios de transportes acelerou a conexão e, com a situação que atravessamos hoje, a evolução tecnológica escancarou essa nova família, o novo mundo que iremos viver”, menciona Miguel Thompson.

O diretor acadêmico da Fundação Santillana disse que “hoje as relações familiares mudaram muito, os pais dividem as tarefas de trabalho, avós têm atividades mais intensas e a relação dos filhos é mais horizontal onde todos estão negociando e, com a pandemia, houve mais contato com os filhos, pais perceberam comportamentos que não sabiam, acompanhando as aulas, um afeto maior e emocionalmente, estão mais conectados, houve uma evolução”.

Miguel Thompson relata ainda que, com a evolução tecnológica aumentou a complexidade, “com os meios digitais mergulhamos ainda mais no celular, costumamos eliminar o que não gostamos e formamos uma bolha de conexão, temos hoje um isolamento, crianças cada vez menos brincando, quando sair da quarentena, tiver segurança para sair na rua, é preciso se desconectar para se reconectar e a escola terá um papel primordial, intervir no processo, colocar os estudantes mais ativos, mais conectados, mais proseando”, enfatiza.

Para o membro do conselho consultivo do Movimento pela Base, a família e a escola terão que se reconectar no entendimento do processo educativo “na pós pandemia, muitos professores vão desenvolver novas tecnologias e métodos inovadores de aulas e juntar com as modalidades antigas, professor será o agente que desafiará os estudantes a desenvolver os problemas, familiares se envolverão mais. A função da escola e da família será uma só, ajudar o jovem a entender este novo mundo, com pequenas orientações sobre a percepção que existe significado no mundo, e, transformá-los em conhecimento”, finaliza.

 

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior

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