Discutir propostas para aprimorar os sistemas educacionais com pautas centradas em sete grandes metas mundiais é o foco do 2º Fórum Mundial de Educação, realizado este mês em Incheon, na Coréia do Sul. O evento é realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). A primeira edição do encontro mundial foi promovida no ano de 2000, em Dakar (Senegal).
Juntamente com mais de 150 lideranças educacionais de todos os continentes, o Fórum contou com a participação do secretário de Estado de Educação do Amazonas e Vice-Presidente do Consed, Rossieli Soares da Silva, que representou o conselho na comitiva oficial brasileira liderada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e demais representantes educacionais.
Em Incheon, em discurso representando a delegação de líderes brasileiros, o ministro da Educação Renato Janine pontuou avanços sociais registrados nos últimos anos no Brasil e convocou os demais líderes educacionais a somar esforços visando o desenvolvimento global e a contenção das mazelas sociais. “Estamos aqui reunidos, num país onde o sol nasce primeiro, com a imensa responsabilidade de unir esforços por um mundo que não pode tolerar nem mesmo 1% de crianças vivendo na miséria. Não apenas no Brasil, mas em nenhum lugar do mundo. Quinze anos é o tempo que nos separa de 2030, no próximo Fórum Mundial de Educação. Assim, um senso de urgência é necessário”, disse o ministro Janine.
“As discussões suscitadas no fórum e o compromisso coletivo se basearão em sete grandes metas mundiais para o segmento da Educação. Tais metas, que deverão sem cumpridas mundialmente até o ano de 2030, pretendem assegurar uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, assim como a aprendizagem ao longo da vida, para todos”, apontou o secretário Rossieli Soares da Silva.
As sete metas em discussão no Fórum Mundial são: “Educação primária e ensino secundário que levem a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes”; “Desenvolvimento da primeira infância, cuidados e educação pré-escolar levando a preparação e interface nas escolas”; “Ensino técnico, vocacional, profissional e ensino superior”; “Habilidades para o trabalho e empreendedorismo”; “Igualdade de gênero, equidade e inclusão, com foco em grupos vulneráveis”; “Alfabetização funcional de jovens e adultos” e “Conhecimentos e habilidades que promovam o desenvolvimento sustentável”.
“Elaborar um projeto educacional coletivo e estabelecer um compromisso unificado em torno do desenvolvimento educacional mundial é o grande objetivo deste encontro”, pontuou Rossieli Soares da Silva.
Fonte: Consed