A SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), por meio do Ceam/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), realizou no início de julho a IV edição da Festa CEAMnina, uma comemoração em que os trajes típicos de festas julinas dão lugar ao cosplay (ação que consiste em se fantasiar e dramatizar personagens conhecidos), e a quadrilha é substituída pelo Show de Talentos e concurso de fantasias dos estudantes superdotados atendidos pelo Centro.
A festa contou com a presença dos familiares e estudantes superdotados atendidos pelo Ceam/AHS, assim como amigos e equipe dos Centros de atendimento aos estudantes público da educação especial, da SED.
Além de comidas típicas desta época do ano, como arroz doce, canjica, bolo de milho, arroz carreteiro, cachorro-quente e pastel, a confraternização contou com torneio de jogos, bazar, concurso de fantasias (cosplay), brincadeiras para as crianças e observação no telescópio, além da presença do DJ TGB, que animou a festa. Um momento de destaque da festa foi o Show de Talentos, com as apresentações de estudantes do Ceam/AHS.
Participaram como jurados do Show de Talentos a técnica Rosemary Nantes, da Coesp (Coordenadoria de Educação Especial), representando na ocasião a coordenadora de educação especial da SED/MS, Janaina Belato, a gerente pedagógica do Ceam/AHS, Eliane Fraulob, o gerente pedagógico do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), Bruno Ribeiro, o gerente pedagógico do CAP-DV (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual), professor doutor José Aparecido da Costa, e a técnica Ariane Ibarra, do Ceame/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista).
Para a gerente pedagógica do Ceam/AHS, Eliane Fraulob, “a festa CEAMnina é um evento que tem o propósito de incentivar a participação e união das famílias e estudantes superdotados e equipe de profissionais do Centro, em um momento único que proporciona uma comemoração lúdica e cultural a todos por meio de um trabalho colaborativo. ”
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo Ceam