Foram promovidas reflexões sobre algumas das múltiplas linguagens que devem ser valorizadas nos primeiros anos de vida
Na última sexta-feira (18) e sábado (19), os educadores do CEI Zedu (Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad) e CEI Detran (Centro de Educação Infantil Claudete de Oliveira da Vera Cruz), participaram do seminário ‘A infância e suas linguagens’, que oportunizou debates e reflexões sobre as crianças de até seis anos de idade.

A profª Dra. Ordália Alves falou aos docentes sobre ‘O brincar heurístico na cotidianidade das crianças’.
“As múltiplas linguagens é um processo de reconhecimento da aprendizagem e do desenvolvimento da criança, no qual ela cria e recria, usa sua imaginação e organiza o espaço no qual está inserida”, destacou Luziette Amarilha, gestora da Educação Infantil da Coordenadoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SED, sobre a importância da temática do Seminário.
Promovido pela SED (Secretaria de Estado de Educação), os professores participaram de palestras que tiveram como tema as linguagens oral e escrita e a valorização do brincar nos primeiros anos de vida. Oficinas também foram inseridas na programação do Seminário de modo a reforçar que na Educação Infantil é fundamental que a criança seja considerada a partir de suas inúmeras maneiras de expressão.
“É importante que nós, educadores da infância, quando nos referirmos às múltiplas linguagens da criança, possamos estar atentos a quaisquer possibilidades de interação, comunicação e expressão que se originem das crianças no cotidiano das instituições”, concluiu a Luziette Amarilha.
Mês da Primeira Infância
No dia 10 de julho, foi sancionada Lei nº 14.617 de 2023 que faz de agosto o mês da Primeira Infância. Ao considerar a primeira infância como o período que vai de zero a seis anos de idade, no oitavo mês do ano devem ser promovidas ações de conscientização sobre a importância da atenção às gestantes e às crianças pequenas.
Thaís Davis, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED