Governo MS Transparência FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Webmail
    • Plano Estadual
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

Plano Nacional de Educação Escolar Indígena é discutido em audiência

  • 21 nov 2019
  • Categorias:Educação Escolar Indígena
  • Compartilhar:

Evento, promovido pelo MEC, ocorre, nesta quinta-feira (21.11), no Centro de Formação Professora Mariluce Bittar, em Campo Grande.

Campo Grande (MS) O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, através da Diretoria de Políticas para Modalidades Especializadas de Educação e Tradições Culturais Brasileiras e Coordenação Geral de Educação Indígena, em parceria com Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação (COPPED), promovem, nesta quinta-feira (21.11), a sétima audiência pública para elaboração do 1º Plano Nacional de Educação Escolar Indígena (PNEEI), no Centro de Formação Professora Mariluce Bittar, em Campo Grande (MS).

O objetivo do plano é garantir, por meio de diretrizes específicas, uma educação igualitária e de qualidade a todas as comunidades indígenas do país. Além de construir o 1º PNEEI, a partir das deliberações da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneii), as audiências têm como objetivos possibilitar ampla participação dos sistemas de ensino na definição do Plano e garantir a participação dos povos e organizações indígenas na elaboração do documento.

A proposta do MEC é que o PNEEI seja elaborado com a participação de professores, estudantes, gestores indígenas, organizações indígenas e indigenistas, sistemas de ensino (estadual e municipal), instituições de Ensino Superior, Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, Secretarias e autarquias vinculadas ao MEC, Funai e demais órgãos que atuam com a educação escolar indígena nos respectivos estados da federação.

Diretor de Políticas para Modalidades Especializadas de Educação e Tradições Culturais Brasileiras, Fabrício Storani e coordenador da COPEED, Alfredo Anastácio, com lideranças indígenas (Foto: Juarez Júnior)

De acordo com diretor de Políticas para Modalidades Especializadas de Educação e Tradições Culturais Brasileiras, Fabrício Storani de Oliveira, nunca houve um Plano Nacional de Educação Indígena e a audiência pública existe justamente para ouvir os principais interessados.

“Todas discussões nas audiências passarão pela Comissão Nacional de Educação Indígena (CNEI), onde serão analisados os acréscimos, somente então, o PNEEI será publicado e colocado em prática. A estimativa é que o plano esteja em funcionamento em 2020”, afirma Storani.

A importância do PNEEI é a necessidade de garantir uma educação igualitária a todas as comunidades indígenas. “Hoje cada município trata a educação indígena de uma forma. Em alguns lugares as escolas são construídas apenas no perímetro urbano, o que dificulta a educação por conta da locomoção”, aponta Fabrício.

Indígenas discutem, em audiência pública, 1º Plano Nacional de Educação Escolar Indígena (Foto: Juarez Júnior)

“Com o plano, é possível garantir uma estabilidade na educação indígena. Hoje, 1.027 escolas indígenas funcionam sem um teto. A ideia é tentar equacionar os problemas e garantir que todos os povos indígenas tenham uma educação de qualidade”, ressaltou o diretor.

Outras seis audiências públicas, de acordo com a SEMESP, foram realizadas em todo Brasil, na região norte ocorreram em Manaus-AM (23.05) e Belém-PA (18.09); na região sudeste foi na capital Belo Horizonte-MG (27.06); na região nordeste na capital João Pessoa-PB (11.07) e Salvador-BA (15.08), na região sul ocorreu em Chapecó-SC (17.10) e encerra na região centro oeste, na capital Campo Grande-MS (21.11).

Plano Nacional de Educação Escolar Indígena (PNEEI), ocorreu no Centro de Formação Professora Mariluce Bittar, em Campo Grande (Foto: Juarez Júnior)

Participaram da a sétima audiência pública para elaboração do 1º Plano Nacional de Educação Escolar Indígena, professor Gilmar Veron Alcântara, integrante do Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso do Sul; professora Silvana Terena, subsecretária de Políticas Públicas para população indígena de MS; Alfredo Anastácio Neto, coordenador de Políticas Específicas para Educação (COPEED),

Últimas Notícias

  • SED divulga relação nominal do cadastro de professor temporário de Educação Profissional
  • Com 205 dias para o ano escolar, SED divulga calendário para ano letivo de 2023
  • Governo garante 486 mil uniformes e 193 mil kits escolares para a volta às aulas
  • Secretaria de Educação publica remanejamento de vagas em concurso para professor
  • Aprovados em concurso administrativo da SED são convocados para inspeção médica e posse
  • Curso de Formação do Programa de Enriquecimento Instrumental é realizado na EE Coração de Maria
  • Etapa de efetivação de matrículas termina nesta sexta-feira
  • Projeto FINAN da EE Coração de Maria está na fase semifinal do Desafio Liga Jovem
  • Governo de MS convoca mais 265 e totaliza 722 professores do concurso 2022
  • Prorrogadas inscrições para cadastro de professor temporário de Educação Profissional da REE para dia 19 de janeiro
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº - Bloco V
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.