Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Preservações vegetais e práticas sustentáveis são temas de projeto na EE Rui Barbosa, em Cassilândia

  • 30 jul 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Escola da Autoria
  • Compartilhar:

Projeto Herbário visa à construção do conhecimento sobre as diferentes espécies vegetais no município e a importância pela preservação da natureza.

Campo Grande (MS) – Os estudantes do 1°, 2º e 3º ano de Autoria, do ensino médio integral da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada no município de Cassilândia, participaram do Projeto Ambiental – Herbário: Preservações vegetais e práticas sustentáveis, visando à construção do conhecimento sobre as diferentes espécies vegetais que podemos encontrar em nosso município e a importância pela preservação da natureza.

Projeto Herbário foi dividido em duas fases, a de campo e na unidade escolar

Por conta da Pandemia (COVID-19), foram convidados alguns educandos do Ensino Médio para participarem, tendo em vista a autorização dos pais ou responsáveis e os devidos cuidados de biossegurança (álcool em gel, máscaras e distanciamentos). O Projeto envolveu as disciplinas de biologia e unidade curricular – sustentabilidade, no qual foi desenvolvido interdisciplinarmente como um projeto extra sala.

As atividades foram desenvolvidas em dois momentos, sendo o primeiro em campo, em dois pontos de matas ciliares e de Área de Preservação Permanente (APP) do município de Cassilândia, como a Cachoeira do Socorro e o Salto do Rio Aporé. Foram coletadas as espécies vegetais, registros fotográficos e de vídeos.

Através do projeto os estudantes puderam observar práticas sustentáveis e preservação

No segundo momento, já na unidade escolar, os educandos colocaram a mão na massa, confeccionando o Herbário, na realização de pesquisa científica das plantas e flores coletadas, por meio de app de celular (Plantnet), como também na produção do curta-documentário (tutorial de como fazer um herbário), por meio das filmagens e fotografias que foram feitas ao decorrer do trabalho.

Visamos desenvolver metodologias práticas para o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando protagonismo e autonomia por meio da pesquisa empírica que faz com que os educandos adquiram conhecimento pelas experiências vividas e pela pesquisa virtual, utilizando das tecnologias, aprimorando ainda mais o que foi vivenciado em campo, adquirindo conhecimentos técnicos e científicos.

Com a construção do documentário, foi trabalhado a oralidade, por meio de narrações e a visão, através das técnicas de fotografia & cinema, de ângulos e enquadramentos.

O principal objetivo do projeto esteve na conscientização da preservação e da consciência cidadã, em prol do equilíbrio do meio ambiente.

Confiram abaixo nosso herbário digital:

 

https://drive.google.com/file/d/15eCaF1SFeQ3PZBgtWtJRHx33nGTwGegP/view?usp=drivesdk

 

Acesse no YouTube, nosso curta-documentário (tutorial):

 

https://youtu.be/2Lzd4aPXxvs


Últimas Notícias

  • Projeto AJA mobiliza estudantes da EE Maria Leite para o exercício da cidadania
  • Arraiá da Escola Estadual São José reúne comunidade em celebração cultural e festiva em Cassilândia
  • “Café com Carolina” mobiliza escola e comunidade em reflexão sobre literatura, desigualdade e identidade social
  • Tecnologia e Inovação em Sala de Aula: SED/MS e UFMS promovem oficina sobre Robótica Educacional com Micro:bit
  • EE Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenoo inaugura quadra poliesportiva e novas estruturas na Aldeia Lagoinha
  • Mostra Artística é realizada na EE Presidente Vargas
  • SED lança e-book “Práticas para a Educação de Estudantes com Deficiência Auditiva na REE/MS”
  • “Transitividade Verbal” é trabalhada na EE Olinda Conceição Teixeira Bacha
  • Estudante da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira vence concurso do Rotary com redação sobre Poliomielite
  • IV Arraiá do CEEP Arlindo Neckel reúne comunidade escolar em noite de cultura e confraternização
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital