Os estudantes não só se empenharam no projeto de criação de livros de histórias infantis, como também sugerem maneiras criativas de expandi-lo
Em Três Lagoas, a Escola Estadual João Ponce de Arruda está colhendo os frutos de um projeto educativo que alia leitura, escrita e criatividade. Trata-se do projeto “Semeando Autores”, desenvolvido com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, sob a orientação do professor de Língua Portuguesa, David de Oliveira Souza.
A iniciativa tem como objetivo principal a criação de livros de histórias infantis. Para isso, os estudantes participaram de diversas leituras em sala de aula, como O dia que o sol tirou férias e O relógio que perdeu a hora, que ajudaram a compreender a estrutura e as características desse gênero literário — como a presença de ensinamentos e mensagens morais.
Apresentações literárias
Motivados pela proposta, os estudantes não só se empenharam no projeto como também sugeriram maneiras criativas de expandi-lo. Entre as ideias apresentadas, destacam-se a realização de apresentações dos livros para os alunos do 6º ano, que estão iniciando sua jornada na escola, e para as crianças do 1º ao 5º ano de uma escola municipal próxima, proporcionando uma troca de experiências literárias entre diferentes faixas etárias.
As criações foram diversas e cheias de personalidade. O livro Among Us – A descoberta dos fungos foi inspirada no popular jogo de videogame; O Monstro do Abraço adaptou o clássico infantil O Monstro das Cores, de Anna Llenas; já Cachinhos Pretinhos trouxe à tona a vivência de uma aluna que enfrentou o racismo e transformou sua experiência em uma história com importante mensagem; por fim, O homem e seu filho surgiu a partir de um dilema familiar vivido por um parente de um dos estudantes.
O projeto foi finalizado com uma roda de leitura especial, onde os estudantes-autores puderam compartilhar suas criações e relatar como foi o processo de elaboração de suas obras. O projeto “Semeando Autores” mostrou que, com incentivo e espaço para criação, cada estudante pode se tornar um escritor em potencial.
Ao explorar suas vivências, paixões e referências culturais, os alunos descobriram que todos têm uma história para contar — e que a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de expressão, empatia e transformação. “Iniciativas como essa não apenas desenvolvem habilidades linguísticas, mas também fortalecem a autoestima e o protagonismo juvenil, deixando sementes que certamente darão frutos por toda a vida”, finaliza diretora Carmem Eliana Garcia.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.