Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou, em 2016, formação continuada para os professores pedagogos que atuam no componente curricular Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Com o tema “A Educação Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental” a formação, inicialmente como projeto piloto em algumas escolas, contou com três encontros, sendo 8 horas presenciais, em Campo Grande, e 32 horas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A etapa presença física terminou no dia 4 de novembro. “Formação dialógica, permitindo momentos de interação e experimentação”, definiu Gustavo Aurélio Tomé Azuaga, de Campo Grande.
A SED realizou essa formação visando à melhoria da educação científica do Estado, destacando a alfabetização e o letramento científico. As atividades desenvolvidas nos encontros e no ambiente Moodle oportunizaram reflexões sobre os principais desafios da Educação Científica nos anos iniciais, abordando a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas na construção do conhecimento científico, o reconhecimento da Física e da Química como parte do componente curricular de Ciências da Natureza nos anos iniciais e a desmistificação das atividades pontuais de Educação Ambiental nas escolas.
Nas etapas de presença física, os professores buscaram compreender que aprender ciências é aprender outra linguagem, diferente daquela a que estamos acostumados no nosso cotidiano e que as ciências podem ser o próprio texto e contexto de alfabetização, e assim entender que a linguagem é uma ferramenta cultural e que nós, seres humanos, criamos instrumentos e sistemas de signos que nos permitem conhecer o mundo e comunicar sentidos. “A formação me deu uma nova visão, complementação à minha formação, olhar mais crítico em relação aos livros didáticos e minha vida diária”, afirmou Maria de Fátima Feitosa Silva, de Pedro Gomes.
Os profissionais ainda puderam refletir sobre a utilização de textos multimodais na área de Ciências da Natureza promovendo o repensar sobre a área, uma vez que a produção do conhecimento científico, também, caracteriza-se por procedimentos relacionados à expressão e comunicação das ideias (habilidades como argumentar, explicar, resumir, descrever, dentre outras). “O principal aspecto positivo destes encontros foram a troca de experiências com a professora formadora e com os demais cursistas. O tema abordado, a pontualidade e o a harmonia do grupo”, concluiu Vânia Maria de Almeida da Silva, de Terenos.
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