Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Educação conclui formação para os professores que atuam no componente curricular de Ciências da Natureza

  • 08 nov 2016
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou, em 2016, formação continuada para os professores pedagogos que atuam no componente curricular Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Com o tema “A Educação Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental” a formação, inicialmente como projeto piloto em algumas escolas, contou com três encontros, sendo 8 horas presenciais, em Campo Grande, e 32 horas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A etapa presença física terminou no dia 4 de novembro. “Formação dialógica, permitindo momentos de interação e experimentação”, definiu Gustavo Aurélio Tomé Azuaga, de Campo Grande.

20161104_131415

A SED realizou essa formação visando à melhoria da educação científica do Estado, destacando a alfabetização e o letramento científico. As atividades desenvolvidas nos encontros e no ambiente Moodle oportunizaram reflexões sobre os principais desafios da Educação Científica nos anos iniciais, abordando a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas na construção do conhecimento científico, o reconhecimento da Física e da Química como parte do componente curricular de Ciências da Natureza nos anos iniciais e a desmistificação das atividades pontuais de Educação Ambiental nas escolas.

20160902_144152

Nas etapas de presença física, os professores buscaram compreender que aprender ciências é aprender outra linguagem, diferente daquela a que estamos acostumados no nosso cotidiano e que as ciências podem ser o próprio texto e contexto de alfabetização, e assim entender que a linguagem é uma ferramenta cultural e que nós, seres humanos, criamos instrumentos e sistemas de signos que nos permitem conhecer o mundo e comunicar sentidos. “A formação me deu uma nova visão, complementação à minha formação, olhar mais crítico em relação aos livros didáticos e minha vida diária”, afirmou Maria de Fátima Feitosa Silva, de Pedro Gomes.

img-20161104-wa0006

Os profissionais ainda puderam refletir sobre a utilização de textos multimodais na área de Ciências da Natureza promovendo o repensar sobre a área, uma vez que a produção do conhecimento científico, também, caracteriza-se por procedimentos relacionados à expressão e comunicação das ideias (habilidades como argumentar, explicar, resumir, descrever, dentre outras). “O principal aspecto positivo destes encontros foram a troca de experiências com a professora formadora e com os demais cursistas. O tema abordado, a pontualidade e o a harmonia do grupo”, concluiu Vânia Maria de Almeida da Silva, de Terenos.

no images were found

Últimas Notícias

  • Projeto AJA mobiliza estudantes da EE Maria Leite para o exercício da cidadania
  • Arraiá da Escola Estadual São José reúne comunidade em celebração cultural e festiva em Cassilândia
  • “Café com Carolina” mobiliza escola e comunidade em reflexão sobre literatura, desigualdade e identidade social
  • Tecnologia e Inovação em Sala de Aula: SED/MS e UFMS promovem oficina sobre Robótica Educacional com Micro:bit
  • EE Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenoo inaugura quadra poliesportiva e novas estruturas na Aldeia Lagoinha
  • Mostra Artística é realizada na EE Presidente Vargas
  • SED lança e-book “Práticas para a Educação de Estudantes com Deficiência Auditiva na REE/MS”
  • “Transitividade Verbal” é trabalhada na EE Olinda Conceição Teixeira Bacha
  • Estudante da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira vence concurso do Rotary com redação sobre Poliomielite
  • IV Arraiá do CEEP Arlindo Neckel reúne comunidade escolar em noite de cultura e confraternização
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital