Governo MS Transparência LGPD FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar – 2023
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Eleição de Diretores
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Educação conclui formação para os professores que atuam no componente curricular de Ciências da Natureza

  • 08 nov 2016
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou, em 2016, formação continuada para os professores pedagogos que atuam no componente curricular Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Com o tema “A Educação Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental” a formação, inicialmente como projeto piloto em algumas escolas, contou com três encontros, sendo 8 horas presenciais, em Campo Grande, e 32 horas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A etapa presença física terminou no dia 4 de novembro. “Formação dialógica, permitindo momentos de interação e experimentação”, definiu Gustavo Aurélio Tomé Azuaga, de Campo Grande.

20161104_131415

A SED realizou essa formação visando à melhoria da educação científica do Estado, destacando a alfabetização e o letramento científico. As atividades desenvolvidas nos encontros e no ambiente Moodle oportunizaram reflexões sobre os principais desafios da Educação Científica nos anos iniciais, abordando a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas na construção do conhecimento científico, o reconhecimento da Física e da Química como parte do componente curricular de Ciências da Natureza nos anos iniciais e a desmistificação das atividades pontuais de Educação Ambiental nas escolas.

20160902_144152

Nas etapas de presença física, os professores buscaram compreender que aprender ciências é aprender outra linguagem, diferente daquela a que estamos acostumados no nosso cotidiano e que as ciências podem ser o próprio texto e contexto de alfabetização, e assim entender que a linguagem é uma ferramenta cultural e que nós, seres humanos, criamos instrumentos e sistemas de signos que nos permitem conhecer o mundo e comunicar sentidos. “A formação me deu uma nova visão, complementação à minha formação, olhar mais crítico em relação aos livros didáticos e minha vida diária”, afirmou Maria de Fátima Feitosa Silva, de Pedro Gomes.

img-20161104-wa0006

Os profissionais ainda puderam refletir sobre a utilização de textos multimodais na área de Ciências da Natureza promovendo o repensar sobre a área, uma vez que a produção do conhecimento científico, também, caracteriza-se por procedimentos relacionados à expressão e comunicação das ideias (habilidades como argumentar, explicar, resumir, descrever, dentre outras). “O principal aspecto positivo destes encontros foram a troca de experiências com a professora formadora e com os demais cursistas. O tema abordado, a pontualidade e o a harmonia do grupo”, concluiu Vânia Maria de Almeida da Silva, de Terenos.

no images were found

Últimas Notícias

  • Estudante da EE José Alves Quito conquista medalha de ouro em competição nacional de Química
  • Estudantes da Escola Estadual Fausta Garcia Bueno recebem premiação em concurso de Educação Ambiental
  • Sem sábados letivos, SED divulga calendário para ano escolar de 2024
  • Estudantes da REE participam do Festival de Natação Prodesc/UFMS de Natação
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico – OBRL
  • CAS e CEADA recebem visita de estudantes da EMEI Cordeirinho de Jesus  
  • SED divulga resultado do Processo Eletivo para diretores da Rede Estadual
  • Estudantes da EE Afonso Francisco Xavier Trannin realizam projeto de preservação do Córrego do Arapuá  
  • SED divulga edital de abertura do processo seletivo para professores temporários da REE
  • Desfile mitológico é realizado em projeto de intervenção da EE Lino Villachá  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.