Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou na manhã desta sexta-feira (5) a solenidade de lançamento do Movimento Maio Amarelo, com a presença da primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, e do secretário de estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis. O movimento é realizado em todo o Brasil como uma grande ação de mobilização da sociedade em defesa da segurança no trânsito e da proteção das vidas nas estradas.
A gestora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, setor responsável pelas ações de trânsito na SED, Maria Joana Durbem, destacou que a Rede Estadual de Ensino está envolvida com o Maio Amarelo para que as escolas trabalhem questões do trânsito. “Percebemos que as nossas escolas estaduais têm desenvolvido grandes trabalhos, levando para os nossos estudantes a reflexão sobre a responsabilidade do trânsito, com orientações, palestras e diversas atividades. E que saibamos, realmente, que a nossa escolha pode fazer a diferença”, ressaltou.
A diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Marlene Nogueira Rondon, falou sobre o tema deste ano, “A minha escolha faz a diferença”. “A nossa vida é feita de escolhas, em todos os momentos. No trânsito então, é primordial porque eu escolho se quero, por exemplo, atender ao telefone enquanto estou dirigindo, ou não, eu escolho prestar atenção no trânsito. A minha vida e a minha integridade física dependem de uma escolha minha”, afirmou.
O Movimento Maio Amarelo foi criado com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, promovendo ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta a segurança no trânsito. “Tudo passa pela educação e, por isso, fazemos sempre aqui na SED ações de mobilização para questões voltadas para a sociedade. Queremos educar para que nossas crianças e nossos jovens sejam cidadãos mais conscientes”, pontuou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.
Organizado para propagar o conhecimento sobre os riscos e orientar sobre as medidas de prevenção e proteção, o Movimento contempla ciclo de palestras, caminhadas, concurso e decoração de prédios públicos. “Precisamos sensibilizar nossos motoristas porque hoje o maior problema de falta de vagas nos nossos hospitais é por causa de trauma e, a maioria, acontece no trânsito”, disse o secretário Carlos Alberto. “Que bom seria se não precisássemos de campanha, mas precisamos, ainda, e por isso é tão importante chegar às crianças pois sabemos do alcance que tem”, finalizou a primeira-dama.
O evento contou com apresentações musicais do técnico da SED, Marlon Nantes, e as crianças da turma do pré-I C, do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), cantaram as músicas “O Pato” e “Motorista”.