O projeto é um laboratório vivo, onde acompanham todo o desenvolvimento das hortaliças, o tempo de germinação das sementes, o tempo de produção e colheita.
Campo Grande (MS) – Estudantes da Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka-Marcal de Souza, em Dourados, estão inseridos no projeto de Horta Orgânica – Fortalecendo hábitos alimentares mais saudáveis na Reserva Indígena.
A horta orgânica na escola, de acordo com o professor responsável, da disciplina de Geografia, Cleber Dias, é um laboratório vivo, pois os estudantes acompanham, em tempo real, todo o desenvolvimento das hortaliças como, por exemplo, o tempo de germinação das sementes, o tempo de produção e colheita.
Todas estas características em perfeita harmonia com as atividades escolares, enriquecendo o currículo escolar e melhorando de forma significativa o ensino aprendizado do discente e ainda ter a vantagem de possuir, em mãos, produtos alimentícios saudáveis livres de agrotóxicos e/ou defensivos agrícolas prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Além disso, representa para a unidade escolar, a aplicação de técnicas de agroecologia, autonomia e socialização e é de extrema importância para estimular o consumo da verdura no âmbito familiar indígena fortalecendo hábitos alimentares mais saudáveis.
“Estão envolvidos, no projeto, todas as turmas dos períodos matutino e vespertino, servindo de objeto de estudo interdisciplinar, pois estão envolvidas várias disciplinas”, finaliza professor Cleber.
A Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka-Marcal de Souza, é dirigida pelo professor, Eder Ângelo Fagundes Euzébio, conta com 773 estudantes no Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA – Conectando Saberes.