Campo Grande (MS) – A Coordenadoria Regional de Educação de Paranaíba reuniu nesta quarta-feira (31.5), no Centro de Eventos São Sebastião, profissionais das escolas estaduais de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba e Paraíso das Águas para o encontro “Teia da Educação – Educar pela Pesquisa”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED) para apresentar a prática pedagógica com foco na Escola da Autoria, no protagonismo juvenil e na educação por meio da pesquisa, visando à formação do estudante como autor de seu próprio conhecimento.
De acordo com a coordenadora Regional de Educação de Paranaíba, Maria Aparecida Eufrasia da Silva, é preciso sair da zona de conforto e acompanhar a mudança pela qual os estudantes passaram nos últimos anos. “Eu acredito neste projeto, uma proposta moderna, muito viável e que vai se espalhar. Queremos o que é melhor. O professor precisa que o estudante seja pesquisador, seja protagonista e busque o conhecimento e nós temos que nos atualizar, o educador é um eterno estudante. Com a Coordenadoria, podemos dar suporte para as formações, para atender os professores e fazer da Escola da Autoria uma realidade em todo Mato Grosso do Sul”, garantiu.
A Teia da Educação conta com palestra do consultor da SED, Pedro Demo, professor doutor emérito da Universidade de Brasília (UnB), que aborda as propostas e as possibilidades de trabalho no educar pela pesquisa. “Apresentamos aqui o educar pela pesquisa, é um convite para as escolas, não é obrigatório. Estamos mostrando uma proposta para os professores embarcarem em uma outra canoa, uma ideia que realça o nosso compromisso com a autoria, o estudante como razão de ser da escola e o cuidado obsessivo com a aprendizagem”, explicou.

Profissionais de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Inocência, Paraíso das Águas, Chapadão do Sul e Paranaíba
A Teia começa com a apresentação da secretária de Estado de Educação e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta. Para ela, o educar pela pesquisa é uma mudança de paradigma no papel do professor na sala de aula. “Estamos aqui instigando os professores para que queiram aderir à metodologia do educar pela pesquisa, que trabalha com problematização e tem o professor como um grande perguntador, que aprende junto com o estudante, que é um entusiasta da pesquisa”, destacou a secretária que, em sua fala, socializa com os participantes dados da educação de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos.

Professora Cecilia socializa as conquistas e desafios da educação de Mato Grosso do Sul
Professor de Filosofia na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, de Campo Grande, que desde 2015 utiliza o “educar pela pesquisa”, José Gomes conta na Teia a experiência com a metodologia. “Primeiro, os professores precisam estudar e entender a proposta. Precisamos partir da ideia de que a cientificidade pode acontecer dentro da escola e, quando o professor entende que esse processo é fundamental para seu autodesenvolvimento e aperfeiçoamento intelectual, ele passa também a estimular e convencer o estudante de que pesquisar é um instrumento fundamental para a aprendizagem”, afirmou.
Para o diretor da Escola Estadual São José, de Cassilândia, o educar pela pesquisa cria novas perspectivas para os estudantes, que, produzindo diariamente, constroem o seu conhecimento. “Creio que vale a pena investir neste modelo de ensino, sempre me perguntei qual o objetivo da prova avaliativa, se o que buscamos é a aprendizagem. Vejo a prova útil para se ter um diagnóstico e ver que rumo seguir para que o aprendizado ocorra e assim, a EE São José está de portas abertas para esta forma de ensinar”, informou.
Em 2017, a Teia da Educação está sendo realizada nas cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A primeira CRE a receber o evento foi a de Dourados, seguida por Aquidauana, Jardim, Campo Grande, Ponta Porã, Coxim, Paranaíba e Três Lagoas. O ciclo da Teia 2017 será encerrado ainda este mês, em Corumbá.
Teia da Educação
A formação da “teia da educação” começou em 2015, quando a Secretaria de Estado de Educação (SED) viajou pelo Estado com o SED vai às Escolas, que em 21 encontros reuniu mais de 20 mil profissionais da educação entre diretores, coordenadores, supervisores, secretários, professores, merendeiras e demais servidores da Rede Estadual de Ensino.
Na programação, a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar.
Em 2016, na Teia da Educação – Fortalecendo a Rede de Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, as escolas apresentaram para a equipe da SED, composta pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, superintendentes, coordenadores e técnicos de diferentes áreas, os Planos de Trabalho elaborados para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, com base na Avaliação Institucional Externa, o Projeto Político Pedagógico e o Projeto de Gestão Escolar apresentado à comunidade no período da campanha eleitoral da direção escola.