Acolhida temática, termômetro das emoções e palestras marcaram o dia destinado à reflexão
No dia 20 de abril, a SED (Secretaria de Estado de Educação), em parceria com a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), realizou o dia ‘S’ de segurança nas escolas, ação que promoveu momentos de reflexão, diálogo, acolhimento e reforço no policiamento nas 348 unidades da REE (Rede Estadual de Ensino).
Em Dourados, na Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, os profissionais da Educação Especial recepcionaram os estudantes e demais profissionais da instituição com músicas e muita alegria. O 3º Batalhão da Polícia Militar e a Guarda Municipal realizaram visitas à unidade escolar e o tenente Luiz Eduardo Kettenhuber palestrou sobre a segurança pública. Outro momento de reflexão proposto foi direcionado pelo psicólogo Francisco Assunção da Silva, que falou aos alunos sobre a razão e emoção.

O tenente Luiz Eduardo Kettenhuber palestrou sobre a segurança pública na EE Maria da Glória Muzzi Ferreira.
Organizados em dois grupos, os estudantes participaram da dinâmica de escrever bilhetes e produziram cartazes pedindo pela paz na Educação. “Na sala dos professores o acolhimento não foi diferente, com cartazes e bilhetes da direção e coordenação, recebemos nossos docentes que também estavam na linha de frente”, disse Vitória Nazareth da Silva, professora coordenadora de Práticas Inovadoras da EE Maria da Glória Muzzi Ferreira.
Em parceria com a Polícia Militar, os profissionais da Escola Estadual Vitorino Marques, localizada em Aral Moreira, receberam os estudantes com uma acolhida especial e promoveram a dinâmica do ‘termômetro dos sentimentos’, garantindo-lhes que o espaço estava seguro.
Segundo a equipe gestora, com o intuito de reconhecer a Escola como espaço de direito, de interfaces ética, política e estética, e seguro nas relações humanas, os alunos e profissionais da instituição participaram de atividades coletivas. “A prioridade é que nossos estudantes se sintam acolhidos, seguros e sejam protagonistas de sua própria formação”, disse Djalma Santos Silva, diretor da EE Vitorino Marques.

Na Arcênio Rojas, alunos participaram de todas as estações de aprendizagens propostas pela equipe gestora.
Na Escola Estadual Arcênio Rojas, no município de Caarapó, a equipe escolar recebeu os alunos com músicas que expressavam amor e paz, entregaram marcadores de páginas com mensagens de gratidão e conduziram os jovens para a realização do termômetro dos sentimentos, dinâmica estruturada para que eles expressassem como se sentiam diante ao dia ‘S’, fazendo o uso de distintas cores, sendo cada uma delas atribuída para um sentimento. Depois, os discentes foram organizados de modo que pudessem participar de todas as estações de aprendizagem coletivas, espaços em que a questão da segurança no ambiente escolar foi melhor debatida.
Durante o intervalo, a Polícia Civil do município compareceu na Escola e além de conversar com os estudantes a respeito da prevenção e orientação de segurança, apresentou os equipamentos e viaturas utilizados nas ocorrências. “O Dia da Segurança na Escola foi um sucesso pois pudemos reafirmar o compromisso de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para todos os estudantes”, disse Priscilla Aparecida Neves, professora da EE Arcênio Rojas.
Na Escola Estadual Debrasa, localizada no município de mesmo nome, com o intuito de desenvolver o sentimento de pertencimento, tranquilidade, paz e segurança, os profissionais da instituição organizaram-se para fazer uma acolhida temática animada, com diversos balões coloridos, tendo recebido os alunos com abraços e o termômetro das emoções.
Após, de maneira simultânea, foram desenvolvidos espaços de diálogo sobre o amor. Ainda conforme o informado pela equipe gestora, nos dias que antecederam o 20 de abril, atividades com foco nas capacidades socioemocionais foram promovidas, de modo que construíram painéis com ilustrações e mensagens feitas pelos estudantes, ocasião em que eles puderam demonstrar sua gratidão pelas pessoas da comunidade escolar se sentirem pertencentes à Escola.
De acordo com a Paola Lopes Evangelista, coordenadora de Psicologia Educacional da SED “o ‘dia S de segurança nas escolas’, que ocorreu de forma coletiva e estruturada em cada unidade escolar, foi uma iniciativa de cunho administrativo-pedagógico de prevenção à violência que precisa repercutir no cotidiano escolar e social dos estudantes, bem como no fazer pedagógico dos atores escolares da REE, tendo em vista os diversos aspectos de desenvolvimento permanente da pessoa humana. Esperamos que o objetivo proposto da ação tenha sido alcançado e ecoe significativamente em ações concretas de diálogo e cuidado com o outro, além da melhoria nas relações interpessoais e no processo reflexivo de respeito à vida”, disse.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo das escolas