Em razão da Semana Estadual da Água, que teve início nesta quinta-feira (16) e seguirá até o dia 22 de março, desde o início deste mês os estudantes da Escola Estadual Padre Franco Delpiano, localizada em Campo Grande, têm desenvolvido o projeto ‘Águas do Hospital São Julião, de onde vem e para onde vão?’, que visa a importância dos recursos hídricos naturais e sua influência para diferentes esferas da sociedade.

Com o projeto, estudantes foram à nascente do córrego Ribeirão do Botas, ao poço de captação de água e estação de tratamento de esgoto.
Situada dentro da área do Hospital São Julião, com nascentes de córregos, vegetação de cerrado e mata ciliar, a Escola firmou parceria com os técnicos ambientais do São Julião para tornar mais significativas as discussões e pesquisas sobre as fontes de recursos hídricos e, seu impacto para os setores sociais, ambientais e econômicos.
“O projeto consiste em trabalhos e aulas de campo à nascente do córrego Ribeirão do Botas, ao poço de captação de água e estação de tratamento de esgoto, localizados dentro da área do Hospital São Julião, motivo pelo qual achamos interessante contar a história do próprio Hospital e foi explicado aos alunos sobre as bacias hidrográficas e os problemas ambientais que podem ocorrer em uma nascente”, disse Deroci da Silva Feitosa Junior, coordenador do Ensino Médio Profissionalizante da EE Padre Franco Delpiano.

Estudantes da EE Padre Franco Delpiano conheceram Área de Preservação Permanente do Hospital São Julião.
Além de abordar questões históricas e os métodos de captação, tratamento e descarte das águas utilizadas pela Escola e Hospital, para conscientizar os estudantes sobre este importante recurso, durante a Semana Estadual da Água também serão promovidos um concurso de paródias, apresentação teatral, jogo de perguntas e respostas e arrecadação de óleo de cozinha.
Essas atividades, somadas ao projeto ‘Águas do Hospital São Julião, de onde vem e para onde vão?’ integram as áreas do conhecimento das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e as Unidades Curriculares de Educação Ambiental, Poluição Ambiental e Percepção Ambiental.
“Ao inserir a Educação Ambiental de forma inter e transdisciplinar em todas as áreas do conhecimento, o projeto consiste em um estudo histórico-socioambiental acerca das nascentes da região que compõem o córrego Ribeirão do Botas, que culminaram na instalação do Hospital São Julião, em 1941”, completou o coordenador do Ensino Médio Profissionalizante da EE Padre Franco Delpiano, Deroci da Silva Feitosa Junior.
Atualmente a Escola Estadual Padre Franco Delpiano oferta o curso técnico em Meio Ambiente e é parceira do Hospital São Julião no desenvolvimento de outros projetos de Educação Ambiental, sendo: Programa Lixo Zero, Sistema Agro Floresta e Águas do São Julião.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo da EE Padre Franco Delpiano