A secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta participou na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), em Campo Grande, do lançamento de livro editado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) que apresenta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Gastos em Educação (Ideb) e o gasto aluno/ano de todos os municípios de Mato Grosso do Sul no período de 2005 a 2013.
O livro traz um ranking que dá uma visão geral de como está cada município em relação à aprendizagem e ao gasto público com a educação. Nesta publicação, para cada município são apresentados os indicadores Ideb do ensino fundamental e gasto aluno/ano da Rede Municipal de Ensino nos anos 2005-2007-2009-2011 e 2013, além da taxa de analfabetismo, IDHM, PIB e outros indicadores.

Manuelina Arantes Cabral, secretária de Educação de Costa Rica e presidente da Undime/MS, professor Pedro Demo e a secretária Maria Cecilia.
Palestra – A Escoex convidou para ministrar palestra no evento o professor Pedro Demo, graduado em Filosofia e doutor em Sociologia, com pós-doutorados na Alemanha e Estados Unidos. Ele é professor titular aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, instituição que lhe conferiu também o título de Professor Emérito.
O palestrante é consultor da Secretaria de Estado de Educação (SED) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e de Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. No Ministério da Educação, foi secretário-geral adjunto de 1979 a 1983 e diretor geral do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) de 1984 a 1985. É ainda autor de mais de 100 artigos completos em periódicos e mais de 90 livros.
Com informações do TCE/MS