Os projetos vislumbram abordagens referentes a preservação, sustentabilidade, empreendedorismo sustentável e tecnologia
Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, realizou duas ações pedagógicas inclusivas nos últimos dias, tratam-se do projeto “ Globalização e seus efeitos” do eixo temático Meio Ambiente, Saúde e Tecnologia e projeto “Semana da Cidadania”, de 02 a 06 de outubro, com Tema Contemporâneo Transversal – Trabalho, ciência e tecnologia.
Globalização
O projeto vislumbrou uma abordagem referente a preservação, conservação do meio ambiente, o consumo consciente e o empreendedorismo sustentável, tendo como público-alvo a turma do curso de Educação de Jovens e Adultos-EJA Conectando Saberes.
As atividades, foram desenvolvidas interdisciplinarmente, envolvendo os Componentes Curriculares de Geografia, com a temática: Globalização, Meio ambiente e o consumismo desenfreado e na área da Sociologia, foi abordado o conteúdo sobre: Como a globalização afeta a sociedade?

Projeto de globalização teve enfoque na preservação, consumo consciente e empreendedorismo sustentável
Com base nas metodologias ativas, foi proporcionado aprendizados de técnicas que estimularam, a autonomia do estudante, sua conscientização, o desenvolvimento de habilidades e mudanças de atitudes para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social) em relação aos efeitos que a globalização causa na sociedade.
Contextualizando, com os alunos, sobre aceleração industrial e as tecnologias avançadas, que resultam na maioria das vezes, com acúmulo de lixo eletrônico, poluição de nascentes de rios e mares com os combustíveis fósseis utilizados em máquinas, meios de transportes, embarcações, que navegam ao longo de seus leitos, que contém metais pesados altamente tóxicos, substâncias que são nocivas à saúde humana e animal, para quem depende da utilização destas águas, levou-nos a tentar contribuir, buscar ideias, alternativas, que colaborassem com a conservação, sustentabilidade do nosso meio ambiente.
Aliado aos momentos de diálogos, trocas de experiências, foi usado como estratégia, recurso pedagógico a exibição filmes, documentários que abordaram a referida temática. Os estudantes, ficaram chocados, estarrecidos com a real condição que se encontra, o meio ambiente no mundo. E mais perplexos, ainda, quando descobriram que existe uma parcela da mídia, que somando forças com algumas empresas praticam a Greenwashing, a maquiagem verde tem a prática de camuflar, mentir ou omitir informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa no meio ambiente.
Através das visualizações, estabeleceu-se uma interação entre o mundo e a escola, o real e o imaginário, despertando nos alunos, o senso crítico e analítico motivando ainda mais, o empenho, no fazer a diferença, iniciando a partir do nosso dia a dia, como por exemplo, evitando a utilização de sacolas plásticas nas idas ao supermercado, retirar, rasgar folhas do nosso caderno, procurar reciclar, separar o lixo doméstico, para que depois possamos estar contribuindo com os colegas, quem, sobrevive, tem seu sustento através da reciclagem. De forma dinâmica, com a realização de atividades colaborativas e aquisição de conhecimento e aprendizagem coletiva, compreendemos de forma precisa e abrangente, que as Variações climáticas, desmatamento, a quantidade de lixo produzida diariamente, a poluição vinda das indústrias e residências, que a poluição dos nossos solos, águas e ar, influenciam diretamente na sobrevivência da vida no planeta Terra.
Sendo assim, os estudantes orientados, desenvolveram atividades focados no empreendedorismo sustentável, a oportunidade de geração de rendas, utilizando materiais reciclados foram produzidos através de oficinas de artesanato e alimentação alternativa, para tanto, foram assistidos vídeos que nos auxiliaram, nessa empreitada e também, aquisição de aprendizado sobre educação financeira, para se tornar um empreender autônomo com sucesso.
Embasados na aprendizagem dos vídeos, foram realizadas variadas pesquisas, com intuito de sabermos mais, sobre, quais produtos seriam interessantes, possivelmente vendáveis, para somente a partir desse estudo coletivo ocorressem o desenvolvimento das oficinas. A Culminância do projeto, trouxe aos alunos uma grata surpresa, superando a expectativa de todos, pois surgiu o interesse, desejo de comercialização de alguns produtos expostos.
Acompanhando o passo a passo, da construção deste rico projeto e com anuência da educadora, mediante, esta agradável situação, foi sugerido por esta coordenação, que os estudantes se organizassem, e repassassem seus contatos aos interessados para que fossem feitas futuras, negociações e possíveis vendas.
Alguns materiais pedagógicos produzidos, com materiais reciclados foram doados a sala de recursos da nossa escola, para auxiliar no atendimento dos nossos alunos, com necessidades especiais.
Enriquecendo as ações, os alunos foram orientados a pesquisarem e escolherem algumas receitas de alimentação alternativa, para compor um livreto coletivo ilustrado, que posteriormente foi ofertado como lembrança aos visitantes.
A receita da alimentação alternativa escolhida e produzida pela turma na cozinha da escola, foi a do bolo de casca de banana e o suco de abacaxi, feito também, com o aproveitamento de sua casca, as guloseimas, foram saboreadas pelos convidados e pela turma, no dia da nossa culminância. A receita fez tanto sucesso, que produzimos para vender na escola, sendo comercializados em fatias ou em pequenas formas. E em consenso, aproveitamos a oportunidade, para direcionar estes ganhos, ao caixa de realização da formatura da turma.
Outra atividade, construída coletivamente foi a produção de um painel, com fotografias de locais ou dos próprios bairros onde moramos, que funciona como depósito de lixo de forma inadequada. Foi constatado, por meio das imagens captadas, que os resíduos variam de um local para o outro, porém, os que mais predominam, são: papéis, sacolas plásticas, restos de animais mortos, de materiais de construções, variados tipos de eletrodomésticos, vasos sanitários, pias, dentre outros.
Mediante estes fatos, oportunamente, foi abordado, o tema da Dengue e de posse de conhecimentos, adquiridos anteriormente, os alunos já tinham, a noção, do que esta doença pode causar e concluíram que o maior e melhor remédio para combate-la, é a atitude de cada um de nós, que a dengue é um problema real. É uma doença séria que pode causar a morte! É universal e acomete pessoas de todas as classes sociais. Sendo assim, os alunos, mais uma vez, de forma colaborativa, se reuniram e produziram, alguns tipos de repelentes caseiros e eficazes contra o mosquito Aedes aegypti. O repelente produzido, em boa quantidade, foi dividido em garrafas plásticas pequenas e distribuídos para os líderes de sala, para que, suas turmas fizessem um bom uso.
Os alunos Enzo Assis de Araújo TEA (cid F84) e Odivan DI (cid F79), participaram ativamente de todas as etapas do Projeto.
“Contribuir com a construção dos aprendizados dos alunos, vê-los, associando, colocando em prática o conhecimento adquirido no seu dia a dia, é extremamente gratificante, pois concluo que atingi o objetivo do ensino aprendizagem com intencionalidade. O trabalho foi árduo, concluído com satisfação, dedicação e envolvimento de todos”, menciona professora responsável Lilian Basualdo.
“Atitudes de conscientização e ações como essas, farão com que o nosso meio ambiente continue a existir, “nos ofertando que é necessário para nossa sobrevivência e fazendo com que as futuras gerações, possam usufruir desse bem maravilhoso, que é nossa Natureza saudável”, finaliza coordenadora Gisele Corrêa Duarte.
Cidadania
O tema contemporâneo transversal – Trabalho, ciência e tecnologia foi abordado pela turma do AJA Trajetória II-B, no projeto “Semana da Cidadania”. Para abordar o trabalho os estudantes prepararam um cartaz informativo e um folder que falava da importância do trabalho.
Um segundo grupo abordou a temática tecnologia, produzindo um vídeo sobre a evolução e importância da frente o avanço da sociedade. Em seguida realizaram um antes de depois com vários equipamentos, sob orientação dos professores Nayara Fernanda Garcia e José Edmo.
Por fim, o grupo que trabalhou ciência uniu o trabalho e tecnologia ao apresentar um histórico da ciência e como ela contribui diariamente para melhorar a vida de toda sociedade. Foi apresentado um experimento e entregue cards com curiosidades científicas. Ao final a turma deixou um recado em “código secreto científico” utilizando uma solução básica (NaOH) e um revelador sintético.
“A atividade foi enriquecedora e evidenciou o envolvimento e compromisso dos estudantes. Os temas abordados geraram múltiplas confecções com diferentes disciplinas do currículo escolar”, finalizou gestor Fernando Silva da Cruz.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo Escolar