Educação realiza treinamento com ferramenta de gestão que garante agilidade na efetivação de convênios e termos

Campo Grande (MS) – A secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, acompanhou, na tarde desta segunda-feira (30), o treinamento do Programa Nexxus, ferramenta de gestão de parcerias estratégicas para agilidade na efetivação de convênios e termos, realizado por meio de parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED) com a Digitho Brasil. “Este programa contribui para a desburocratização da área pública, possibilitando o acompanhamento on-line do andamento do processo”, destacou professora Maria Cecilia.

DSC_0007

O treinamento será realizado até 11/12, na Digitho Brasil, em Campo Grande, com técnicos de 79 entidades de Educação Especial e 78 secretarias municipais de Educação de Mato Grosso do Sul, em dois pequenos grupos diários, no período matutino ou vespertino. “Receberemos técnicos ligados à gestão de convênios, que envolve transporte escolar, Fundeb, Cessão de Pessoal e Emenda Parlamentar”, explicou o coordenador de Convênio e Orçamento da SED, Lusival Pereira dos Santos.

IMG_3485

Para Luiz José da Roz, de Batayporã, o programa vai influenciar positivamente na elaboração dos convênios. “Vamos agilizar o processo de comunicação, receberemos o feedback da SED sobre os documentos mais rapidamente e assim ganharemos tempo”, disse. Irailda Pereira Rocha, de Bandeirantes, destacou a eficiência do sistema. “Antes precisávamos enviar os documentos para a SED, apenas para correção, via malote, mas agora todo este processo será on-line, com retorno imediato, facilitando o nosso trabalho”, afirmou.

IMG_3490

Com o programa, os técnicos das secretarias e entidades enviam os documentos, recebem retorno da SED, são auxiliados para a construção do Plano de Trabalho Articulado (PTA) e ainda acompanham as solicitações. “Utilizando o programa, os participantes do treinamento realizaram, em poucas horas, uma simulação de um procedimento que antes demoraria dias”, ressaltou um dos desenvolvedores do programa, Bruno Delgado.

Jorge, Bruno e Higor, desenvolvedores do Programa Nexxus.
Jorge, Bruno e Higor, desenvolvedores do Programa Nexxus.