Todas as palestras relacionaram as políticas públicas educacionais, voltadas para os estudantes com TEA e a articulação necessária com a área da saúde
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA), promoveu, nos dias 25 e 26 de abril, o III Seminário do CEAME/TEA – Interfaces entre a Educação e Saúde, no auditório da UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande.

Palestras relacionaram as políticas públicas educacionais voltadas para os estudantes com TEA e a articulação necessária com a área da saúde.
O evento contou com a presença de professores, especialistas em educação especial, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, advogados e autoridades convidadas representantes das associações ligadas a educação especial, famílias de pessoas com autismo e comunidade em geral.
O III Seminário do CEAME/TEA – Interfaces entre Educação e Saúde, teve uma intensa programação com a participação de renomados profissionais das áreas de educação e saúde:
- Prof.ª Mestre Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, pedagoga, Mestre em Educação pela UFMS e Coordenadora de Políticas para a Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação.
- Prof.ª Pós Doutora Alexandra Ayach Anache, psicóloga e Pós Doutora em Educação na Universidade de Brasil.
- Prof.ª Mestre Marina Fregnan, fonoaudióloga e Mestra em Psicologia da Saúde.
- Prof.ª Carolina Spínola Alves Corrêa, jornalista, pedagoga, fundadora e presidente da Associação nacional PRODTEA
- Prof. Especialista Marcelo Brito dos Santos, professor, Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual, Gerente Pedagógico do CAP-DV e mestrando em Educação pela UEMS.
- Prof.ª Mestre Stéfani Quevedo, professora, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Mestre em Educação pela UFMS.

Equipe do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista
Todas as palestras relacionaram as políticas públicas educacionais, voltadas para os estudantes com TEA e a articulação necessária com a área da saúde.
CEAME/TEA
O CEAME/TEA conta com uma equipe de 10 especialistas em educação especial, mestres e mestrandos em educação e tem como princípio “apoiar e subsidiar a formação do estudante com Transtorno do Espectro Autista, priorizando o processo de ensino e aprendizagem na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS)”. Desde sua criação o número de estudante com TEA na REE/MS triplicou, em 2016 eram 174 estudantes e em 2022 são 566 estudantes com TEA matriculados nas escolas estaduais.
A gerente pedagógica do CEAME/TEA, professora e psicóloga Lucinéia Heleno de Almeida, ressalta que o III Seminário – Interfaces entre Educação e Saúde cumpre mais uma vez seu papel de garantir o conhecimento e diálogo entre diferentes áreas e segmentos sociais, “levando informação aos profissionais da educação especial e comunidade em geral sobre a necessidade de transformações nas práticas pedagógicas, considerando sempre as potencialidades e especificidades de cada estudante com TEA e não somente suas fragilidades”, finaliza.