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Incentivo à prática científica foi marcante no CEEP Hércules Maymone

  • 15 jan 2025
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Oito projetos foram submetidos e dois selecionados na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul

Os professores e estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone, em Campo Grande, participaram, no final do ano passado, da XIV edição da FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul).

As professoras Ana Paula Andrezzi (Biologia) e Aline Rocha Goulart (Língua Portuguesa) realizam uma colaboração com o Professor Coordenador de Práticas Inovadoras (PCPI) João Matheus Albertoni Macedo para promover pesquisas científicas com os estudantes do ensino médio.

Abelhas

A professora Ana Paula desenvolveu o projeto de forma colaborativa com o PCPI João Matheus, colocando em prática o plano de ação do PCPI sobre a fomentação de pesquisas científicas no ensino médio como forma de despertar o espirito científico nos estudantes, uma proposta do epistemólogo Gaston Bachelard (2002).

O projeto desenvolvido pela professora e o PCPI teve como objetivo analisar a influência como o ambiente urbano influencia nas asas da abelha indígena Tetragonisca angustula, e orientaram as estudantes Ana Vitória Antonio Pio de Oliveira, Eliane Karolyne de Arruda Migulão e Dandara Pereira do 1º ano do ensino médio, durante o trajeto da pesquisa.

Jogos digitais

O projeto coordenado pela professora Aline Rocha Goulart e a PCPI João Matheus, teve como objetivo analisar as propagandas realizadas com a temática jogos digitais, publicadas na rede social Instagram. O projeto intitulado “Eu quero aquele jogo: Análise de conteúdo de propagandas realizadas por Influencers veiculadas no Instagram sobre jogos digitais” utilizou a análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) como abordagem metodológica para explorar o conteúdo de três propagandas coletadas no Instagram.

O projeto sobre analise de propagandas de jogos digitais, desenvolvido pela estudante Rayssa Vital Fernandes do 2º ano do Ensino Médio, e, Rafael Luiz Oliveira Ferreira e Luiz Gabriel da Silva Nogueira do 3º ano do ensino médio, sob a orientação da professora Aline e o PCPI João Matheus. O projeto foi premiado com o terceiro lugar da área de ciências sociais aplicadas.


De acordo com o professor Coordenador de Práticas Inovadoras, João Matheus, os dois projetos despertaram nos estudantes envolvidos a vontade em realizar pesquisas científicas que possuam o objetivo de propor ideias para que a sociedade consiga lidar com problemas do cotidiano. Outro ponto observado pelo PCPI foi a importância das feiras científicas para os estudantes “Os estudantes relataram que sentiram um misto de emoções ao participarem da FETEC, pois, nunca haviam entrado em contato com outros jovens pesquisadores”.

Oito projetos

O Professor Coordenador de Práticas Inovadoras ainda relatou que nesse ano foram submetidos oito projetos para a categoria FETEC. “Os oito projetos submetidos receberam notas muito boas, e isso já um começo para criar uma cultura científica no ambiente escolar do CEEP HM. Dois projetos foram selecionados, os outros seis projetos comandados pelos professores serão finalizados para serem submetidos em 2025, na XV edição da FETEC.”

Para a professora Ana Paula Andreazzi a participação em feiras científicas como a FETEC é uma experiência prática e única, que permite o estudante ter acesso ao mundo científico na sua totalidade, “durante o processo de pesquisa (teórica e prática) as estudantes tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em temas reais do cotidiano, por meio do trabalho em equipe. O CEEP Hércules Maymone oportuniza a realização de projetos científicos incentiva a aprendizagem de modo significativo estimulando os jovens a desenvolverem o protagonismo, preparando-os para o mundo do trabalho”.

A professora Aline destaca que “dentre várias atribuições das instituições de ensino, a pesquisa é  uma de grande importância, levando em consideração a promoção de produção científica e experiência acadêmica que traz ao meio estudantil”.

Não apenas os alunos, enquanto pesquisadores, têm benefícios com essa prática, como também os professores que tem a oportunidade de vivenciar a experiência da orientação. Além disso, possibilita a participação em feiras científicas em que o aluno adquire experiência com o meio acadêmico e mais engajamento, inclusive, para o Ensino Superior.

Segundo a professora Aline Rocha Goulart, orientadora do projeto “Eu quero aquele jogo: análise de conteúdo de propagandas realizadas por Influencers veiculadas no Instagram sobre jogos digitais, ganhador do 3° lugar de Ciências Humanas da Fetec (Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul) 2024, É muito emocionante ver a evolução dos alunos dentro da pesquisa, assim temos a oportunidade de produzir ciência desde a educação de base”.

Adersino Junior, SED

Fotos Arquivo escolar.

 

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