Iniciativa visa identificar precocemente barreiras auditivas entre estudantes e capacitar educadores para promover inclusão e aprendizagem de qualidade
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED), por meio do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA), realizou no dia 20 de maio de 2025 a primeira ação de conscientização e orientação sobre deficiência auditiva e surdocegueira em escolas da Rede Estadual de Ensino. A atividade aconteceu na Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, em Campo Grande.
A ação faz parte da primeira meta do Contrato de Gestão de 2025 e tem como principal objetivo fortalecer o trabalho pedagógico voltado à identificação precoce de estudantes com possíveis barreiras auditivas no ambiente escolar. A proposta busca instrumentalizar as unidades escolares para que reconheçam sinais que impactam diretamente o processo de ensino e aprendizagem.
Durante o encontro, os profissionais do CEADA apresentaram estratégias pedagógicas que ajudam os educadores a identificar sinais de alerta, como dificuldades na alfabetização, troca de letras na escrita, dispersão frequente, uso excessivo do volume da voz e falas ininteligíveis. Esses indícios podem apontar para a necessidade de encaminhamento especializado, possibilitando intervenções mais adequadas e eficazes.
A escuta é parte essencial da comunicação e do desenvolvimento educacional. Quando um estudante não consegue perceber os sons com clareza, sua aprendizagem pode ser comprometida desde os primeiros anos escolares, como na alfabetização, até a compreensão de conteúdos mais complexos. Por isso, ações como essa são fundamentais para:
Intervir precocemente com estratégias específicas;
Reduzir barreiras de comunicação;
Ampliar as oportunidades de aprendizagem;
Preparar os estudantes para etapas decisivas da vida escolar, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o ingresso no ensino superior.
O gerente pedagógico do CEADA, Bruno Ribeiro da Cruz, destacou a relevância da iniciativa. “Essa ação visa ampliar o olhar da comunidade escolar sobre a deficiência auditiva e a surdocegueira. Ao promover momentos de escuta e orientação, buscamos garantir que nenhum estudante fique à margem do processo educativo por barreiras que podem ser superadas com apoio técnico, pedagógico e humano. A inclusão começa pelo reconhecimento e pelo acolhimento das diferenças”, afirmou.
Ao capacitar as equipes pedagógicas para orientar os professores na identificação desses sinais, a SED reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo o sucesso escolar de todos os estudantes sul-mato-grossenses.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo