O objetivo da OBI é promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores para o Ensino Fundamental e Médio.
Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participará nos dias 21 e 28 de agosto da XXIII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2021), organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Uma competição pensada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos estudantes o interesse por uma Ciência importante na formação básica, promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores para o Ensino Fundamental e Médio. A organização da OBI está a cargo do Instituto da Computação da UNICAMP.
A OBI é dividida em duas modalidades, e cada modalidade é dividida em níveis. Em todas as modalidades e níveis os estudantes competem individualmente. Os estudantes do CEAM/AHS foram classificados para a 2ª fase da OBI na modalidade Programação e na modalidade Iniciação Científica que contempla a Fase Estadual. Os melhores classificados nesta 2ª fase serão convocados a participar da Fase Nacional realizadas em Sedes designadas pela organização da OBI, preferencialmente em Universidades localizadas nas capitais dos Estados ou em cidades com grande concentração de competidores classificados.
Na 2ª fase o Centro contará com a participação de 7 (sete) estudantes classificados, sendo os estudantes: Franscisco Yuki Ishikiriyam e Luiz Satoshi Yunomae Oikawa, na modalidade “Programação” e Ana Eliza Pereira Vale, Arthur Pereira Vale, Cássio Queiroz Minozzo, Felipe Alves Bruzarosco e Felipe Carvalho Ferreira, na modalidade Iniciação, matriculados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Física, orientados pelo professor Rodolfo Alves dos Santos.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, destaca que “a participação dos estudantes do Centro na OBI é uma forma de estimular técnicas de Programação e interesse, aprimoramentos do raciocínio computacional, envolvendo, desafios, engenhosidade, agregando valor ao Currículo Acadêmico e, também, uma saudável dose de competição”.