Com o auditório do Bioparque Pantanal lotado, o PAP (Programa de Aprendizagem Profissional) de Mato Grosso do Sul, foi lançado nesta terça-feira (9) com a presença do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Na ocasião foi assinado o termo de cooperação com os parceiros do programa.
O PAP foi implantado em Mato Grosso do Sul em 2023 como projeto piloto, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, em duas unidades da REE/MS no município de Três Lagoas (EE João Magiano Pinto e EE Dom Aquino Corrêa), com ações direcionadas para a criação de oportunidades de inclusão econômica e social para os jovens, bem como a formação de profissionais qualificados para atender as demandas específicas do setor produtivo.
Para o secretário Hélio Daher, o programa reafirma o compromisso com a educação profissional e auxilia os estudantes a não abandonar a escola por precisarem ajudar nas despesas de casa.
“É muito triste ouvir do estudante que ele vai parar de estudar, uma vez um menino falou que ia trabalhar no supermercado e que em três anos viraria caixa e ganharia mais, me perguntou se ele continuasse estudando ele iria arrumar um emprego que pagasse igual, esse programa proporciona isso”, afirmou o secretário.
O PAP é um programa qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, destinado para jovens de 14 a 24 anos e para pessoas com deficiência sem limite de idade.
No evento, Euclides Rios Almiron, pai de uma estudante do CEEP Widal Roma, deu um depoimento emocionante aos participantes da cerimônia, enaltecendo o programa.
“Vocês estão tendo a oportunidade de aprender, trabalhar em grandes firmas, com autoridades e ainda ganhar dinheiro, então se esforcem, deem o melhor de vocês. Existem muitos projetos bonitos que estão na gaveta, mas esse é ótimo, ele vai realizar sonhos”, disse Euclides.
Maria Fernanda Freitas dos Santos, estudante do CEEP Hércules Maymone, que afirmou que o PAP não é apenas uma qualificação e que o programa lhe abriu novos horizontes.
“Eu percebi que a qualificação não é para ser uma série de certificados, é antes de tudo, um processo transformador que moda a nossa parada e abriu a nossa visão de onde deve ser. Tive a chance de estudar em uma empresa que está inserindo um percurso de trabalho, convivendo e aprendendo com profissionais que estão dispostos para me ensinar a cada vez mais. Esse movimento diário não só me permitiu a prática, do que aprendi na teoria, mas também me proporcionou lições muito bem além dos livros e salas de aulas”, explicou a estudante.
Para finalizar, o secretário agradeceu a presença das empresas parceiras no evento e garantiu que o programa potencializa o objetivo de manter os estudantes nas escolas.
“Não posso mais ouvir de um aluno que ele vai deixar de estudar porque ele precisa começar logo a trabalhar e é por meio de iniciativas de instituições como a de vocês, que acreditam na educação é que a gente vai chegar mais longe. Então levem para vocês, para as empresas de vocês o agradecimento e a expectativa que esse é só o começo de um trabalho que vai crescer muito. E cada vida que a gente mudar, a gente muda uma família lá na frente. Se Deus quiser, vamos mudar milhares de vidas com esse programa e com outros programas que ainda vamos fazer”.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED