O projeto faz parte das ações da recomposição da aprendizagem que tem como objetivo recompor habilidades mínimas pontuadas na BNCC e que foram comprometidas no período de isolamento social, devido a pandemia.
A Escola Estadual Joaquim Murtinho, localizada em Ponta Porã, desenvolveu um projeto para incentivar o hábito da leitura nos estudantes. Durante todo o segundo semestre, o “Viajando no mundo da leitura” promoveu o acesso aos estudantes aos livros literários por meio da parada da leitura.
O projeto faz parte das ações da recomposição da aprendizagem que tem como objetivo recompor habilidades mínimas pontuadas na BNCC e que foram comprometidas no período de isolamento social, devido a pandemia do COVID 19. O projeto de leitura desenvolvido na escola é uma metodologia ativa de ensino que provoca a capacidade de análise e de intervenção.
Estímulo e reflexão
Toda a escola reservou um momento para a leitura. Desta forma objetivou-se o estímulo a leitura e reflexão ao texto lido. Foram meses de envolvimento neste universo literário, que promoveu o contato dos estudantes as mais variadas tipologias textuais.
Foi resultado de um trabalho colaborativo dos professores, coordenadores e direção escolar, que visou favorecer a leitura, interpretação e compreensão textual. E teve como produto final para a culminância a confecção de um livro que por meio desta ação visou recompor a produção textual. Sendo o estudante o principal protagonista nesta ação conforme previsto na BNCC.
Obras expostas
Nesta fase de culminância do projeto os alunos participaram de uma feira de exposição dos livros que aconteceu no dia 01 e 08 de dezembro, e também tiveram a oportunidade de praticar a oralidade pois explicaram a obra produzida.
Na etapa da produção textual os estudantes produziram diversos tipos de texto tais como: E-book de Textos Experimentais baseado nas escolas literárias do século XIX; (https://instagram.com/agencia_viajeenaoatrase?igshid=NTdlMDg3MTY=) Livro de Autobiografia em língua inglesa; livro e página no Instagram sobre a história, a cultura e os pontos turísticos e de compras de Ponta Porã; reescrita de livros; livros de poemas e poesias; poesias sobre Ponta Porã e Mato Grosso do Sul; roteiro de um curta-metragem; dicionário ilustrado; livro de receitas; livro de contos, histórias e outros causos; Tik Tok.
Após esse período pode-se perceber um aumento nos empréstimos de livros na biblioteca da escola conforme verificou a direção escolar. E isso só foi possível porque houve um aumento no interesse em leitura por parte dos estudantes.
Adersino Junior, SED