Campo Grande (MS) – A EE Professora Brasilina Ferraz Mantero, no Jardim Leblon, na Capital, é a primeira de Mato Grosso do Sul 100% autossuficiente em energia. O sistema de energia solar fotovoltaico foi inaugurado pelo governador Reinaldo Azambuja e a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, nesta quarta-feira (24). “Essa é a primeira de muitas escolas que vão receber esse sistema, que é um dos melhores modelos de geração de energia”, afirmou o governador durante o evento.
Reinaldo Azambuja disse também que essa iniciativa não visa somente a economia com a conta de energia, mas também tem o foco no meio ambiente. “Energia solar é um dos grandes passos para termos sustentabilidade, além de econômica produz energia sem poluição. Aqui teremos uma durabilidade de 25 a 30 anos, vai dar para pagar toda a conta de energia desta escola e tem um excedente que será absorvido por outras escolas”, pontuou.
Com 11 salas e 630 estudantes, a unidade escolar foi escolhida para receber o sistema piloto por conta do seu tamanho e da possibilidade de receber os painéis solares. Na cobertura da quadra, foram instalados 96 painéis. O sistema produz 31 kwh-P de energia, o suficiente para abastecer 28 casas populares.
Além de ser 100% autossuficiente, a previsão é de que o sistema produza energia além do necessário, que será usada como crédito para custear o consumo de outras escolas. “Estamos trabalhando desde o ano passado neste projeto, que agora colocamos em prática beneficiando esta e outra unidade escolar, já que os 20% de energia excedente produzida aqui poderão ser cedidos para outra escola”, explicou a secretária Cecilia Motta.
“Estou muito feliz. Os alunos agora contam com um ambiente melhor para estudar e praticar esportes. Por isso, gostaria de parabenizar o nosso governo por esse lindo projeto. Vejo isso como um sonho e, sinceramente, tenho que bater palma, junto com vocês, para o nosso governador”, afirmou o diretor Lawrence Sevilha, durante a inauguração do sistema de energia fotovoltaico.
A escola recebeu também investimento em pintura, parte elétrica, calha e na reforma da quadra coberta. O investimento total foi de R$ 294.953,67 de recursos próprios do Governo do Estado.
Com informações do Portal de MS