Os encontros formativos, que se estendem até dia 20 de fevereiro, visam o aprimoramento e integração de conhecimentos, práticas institucionais e pedagógicas, além de fomentar o engajamento profissional.
Seguindo o Calendário Escolar do ano letivo de 2024, as 349 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, iniciaram de hoje (08) até o dia 20 de fevereiro, a Jornada Formativa dos Profissionais Educação Básica, intitulada “A educação acontece no plural”.
Com o pensamento do antropólogo e educador Tião Rocha, onde menciona que “Educador é um ‘convocador de aldeia’ para que todos se eduquem!”, os profissionais da educação estão dando continuidade aos encontros formativos iniciados nos Diálogos e Planejamento Educacional, visando o aprimoramento e integração de conhecimentos, práticas institucionais e pedagógicas, além de fomentar o engajamento profissional.
De acordo com coordenadora da CFOR (Coordenadoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da SED) Ernangela Maria de Souza Calixto, a proposta formativa, organizada em encontros, visa discutir conceitos para fortalecer uma educação de qualidade, ao reconhecer as características e demandas dos territórios escolares e a partir da perspectiva inclusiva, preparar cada membro da comunidade escolar sul-mato-grossense para uma formação da vida sustentável.
Formação
O dia de hoje (08 de fevereiro) está destinado à abordagem de momentos que destacam a cultura do acolhimento. Como também, a história da escola, o PPP, o Regimento Interno, marcos legais entre outros, buscando caminhos estratégicos para a integração entre os profissionais e o fortalecimento do clima organizacional e da cultura escolar, em prol da qualidade na aprendizagem dos estudantes.
Amanhã (09) se refere às etapas e modalidades oferecidas na REE de Mato Grosso do Sul, assim, a equipe gestora terá autonomia para escolher o encontro formativo em conformidade à etapa ou modalidade de ensino predominante em sua unidade escolar.
Dia 15, o encontro é voltado à avaliação da aprendizagem e de larga escala. Serão momentos importantes de aprofundamento nos dados provenientes do Saems (Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso do Sul) 2022, com a finalidade de preparar os professores para identificar, relacionar e analisar as habilidades, a partir de descritores.
Já o dia 16 busca compreender a essência de um planejamento enquanto orientador do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que possibilita o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem dos estudantes, com ênfase no planejamento colaborativo e por área de conhecimento.
Por fim, nos dias 19 e 20, fundamentado na análise da realidade escolar e das habilidades essenciais ainda não consolidadas, a equipe escolar será orientada a desenvolver um planejamento por área de conhecimento com vistas ao acolhimento dos estudantes e ao planejamento de ações para o primeiro bimestre, com base nos indicadores educacionais e o contexto escolar.
Acolhimento
Na Escola Estadual Emygdio Campos Widal, localizada no Jardim Vilas Boas em Campo Grande, os profissionais estão apresentando os momentos formativos que organizaram, de modo colaborativo, nos Diálogos. O intuito é transformar o momento em que a unidade crie o processo formativo do seu grupo de trabalho, permeando momentos que destacam a cultura do acolhimento e reconhecimento de saberes com aqueles que chegam pela primeira vez na escola.
Para o gestor Alexandre Fagundes Damian a Jornada Formativa iniciada na EE Professor Emygdio Campos Widal, está sendo um momento rico de estudo, atualização e avaliação para um ano letivo de sucesso, “os coordenadores Pedagógicos acolheram os professores com o estudo sobre a importância do acolhimento de cada membro da aldeia escolar. O senso de pertencimento fortalece a equipe e facilita a demanda árdua do dia a dia.
Diretor lembrou também que foi estudado a importância do PPP para o conhecimento e crescimento da unidade escolar, “é a partir deste documento que as mudanças necessárias acontecem e o objetivo final, sucesso dos nossos estudantes, é alcançado com êxito. Os estudos continuam após o carnaval com o compromisso de um trabalho de excelência para a formação competente dos nossos jovens”, finaliza Alexandre.
Luiz Fernando Queiroz Galdino, 17 anos, concluiu em 2023 o 3º ano do ensino médio na EE Professor Emygdio Campos Widal, hoje ele é acadêmico de enfermagem na UFMS. Ele faz parte dos 27 estudantes veteranos e egressos que pertencem a equipe de acolhimento da unidade escolar.
“A acolhida é o primeiro contato que o estudante terá com a escola, iremos mostrar o quão importante é a escola em tempo integral, estamos juntos, motivados para mostrar que a nossa escola está preparada para que nossos colegas alcancem seus sonhos na formação para novos desafios, como nós alcançamos e estamos alicerçados para seguir para um futuro próspero”, menciona Luiz Fernando
Na rua Assunção, bairro Rita Vieira, em Campo Grande, está localizada a Escola Estadual João Carlos Flores, o ensino é realizado em tempo Integral, atendendo estudantes do ensino fundamental final (6º ao 9º) e ensino médio, durante a Jornada Formativa os profissionais da educação básica passarão por duas frentes formativas. A primeira delas segue com o grupo de professores e coordenadores pedagógicos com momentos formativos relacionados às temáticas específicas das etapas e modalidades, avaliação e planejamento. A segunda frente formativa contempla a formação para os funcionários administrativos.
O diretor Claudecy José da Cruz lembrou que a jornada iniciou reunindo docentes, coordenadores, gestores e funcionários administrativos que, em conjunto, discutiram temas relevantes as práticas pedagógicas que afetam a aprendizagem dos discentes. Foram abordadas temáticas como: O acolhimento escolar, a educação para um desenvolvimento sustentável, o cotidiano escolar, a cultura e o clima escolar por meio da prática do Projeto Político pedagógico, Educação Inclusiva e Análise de legislações e rendimentos escolares.
“Ressaltamos a importância desse momento formativo que constitui um movimento dialético entre conhecimentos teóricos e os saberes e práticas oriundos das experiências dos diferentes profissionais que atuam na instituição de ensino. A jornada possibilita também a elaboração de estratégias metodológicas que favorecem a prática pedagógica e o desenvolvimento integral dos estudantes durante todo ano letivo”, enfatiza Claudecy.
Em Três Lagoas, na Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, os profissionais da educação básica foram instruídos para reflexões sobre o planejamento educacional e uma compreensão mais profunda das práticas pedagógicas no contexto escolar. Dessa forma a SED encaminhou material de estudo e orientação.
Durante esses encontros, os professores têm a oportunidade de refletir, trocar experiências e planejar estratégias para o novo ano letivo. A diretora Lourdes Alves Neres de Souza mencionou que jornada formativa é um momento crucial para os educadores, especialmente quando focado no tema “Diálogos e Planejamento Educacional.
“Essa formação contínua fortalece os profissionais, permitindo que eles se atualizem, aprofundem conhecimentos e se engajem em práticas pedagógicas mais eficazes. Com o PPP (Projeto Político Pedagógico), o Regimento Escolar e outras diretrizes e resoluções da REE (Rede Estadual de Ensino) como nosso norteador, os educadores olham para cada aluno, percebem suas necessidades e trabalham para seu desenvolvimento integral. Assim, a jornada formativa contribui diretamente para uma escolaridade acolhedora, positiva e enriquecedora”, finaliza a gestora.
Adersino Junior, SED
Fotos: Ricardo Agra e arquivo escolar