O escopo é proporcionar aos estudantes uma experiência prática de aprendizado sobre cultivo de plantas, cuidados com o solo, e a importância da água.
A Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, em Naviraí, está desenvolvendo atividade de criação de horta sustentável com os estudantes do projeto AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem) dos blocos intermediário e final do ensino fundamental.
“As atividades são exemplos notáveis de aprendizado, com conhecimento prático e aplicação de conceitos voltados para os componentes curriculares de Ciências e Biologia”, menciona diretora Judite Lima Chiuza Beilner.
O principal objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes uma experiência prática de aprendizado sobre cultivo de plantas, cuidados com o solo, e a importância da água. Além disso, o aprendizado envolve planejamento, organização e execução, alinhando e explorando os conceitos fundamentais da agricultura sustentável, como a compostagem, reciclagem de materiais e conservação de recursos naturais, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.
O projeto foi coordenado pelo professor Claudiomar Monteiro Dalava, com o apoio do acadêmico de Agronomia Carlos Matheus Vieira Fiorini e a colaboração da direção e coordenação escolar. Juntos, os profissionais guiaram os estudantes no planejamento e execução da horta, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades práticas e competências acadêmicas.
O projeto não apenas atingiu os objetivos propostos, mas também proporcionou aos estudantes uma valiosa oportunidade de desenvolver competências em Ciências e Biologia.
Os alunos aprenderam a importância do cultivo sustentável e aplicaram técnicas de compostagem e conservação de recursos naturais de maneira prática. Além disso, o projeto promoveu habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e colaboração.
O envolvimento ativo dos estudantes nas diferentes etapas do projeto contribuiu para um aprendizado mais profundo e significativo. As visitas regulares e o acompanhamento contínuo permitiram que os alunos vissem o impacto direto de seus esforços e se engajassem com os conceitos estudados de forma concreta.
O projeto é um excelente exemplo de como a prática e a teoria podem se unir para oferecer uma educação rica e envolvente, “o trabalho realizado com o apoio de todos os envolvidos resultou em uma experiência educativa bem-sucedida, que será compartilhada com a comunidade escolar, por intermédio de fotos e registros desde o início do projeto até a colheita dos produtos. O sucesso do projeto é um testemunho do impacto positivo que a educação prática e colaborativa pode ter na formação de estudantes conscientes e responsáveis”, finaliza diretora.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar