A iniciativa oferece ações formativas e prêmios às equipes responsáveis por projetos que apresentem soluções para desafios reais, utilizando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
A SED (Secretaria de Estado de Educação) informa que as inscrições voltadas para professores e estudantes do Ensino Médio da rede pública, para a 11ª edição brasileira do Solve for Tomorrow, estão abertas até o dia 10 de julho. O evento consiste em um programa global de cidadania corporativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) no Brasil.
A iniciativa oferece ações formativas e prêmios às equipes responsáveis por projetos que apresentem soluções para desafios reais, utilizando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Essa abordagem parte de um desafio ou problema que permite múltiplas soluções ou respostas. O ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em situações concretas. O programa oferece mentoria para apoiar e aprimorar o desenvolvimento dos projetos.
Projetos
Podem ser inscritos projetos que estejam em sua fase inicial (de detecção de um problema e formulação de ideias para uma possível solução) ou já em andamento. Para esses projetos, é importante que estejam previstas ações a serem realizadas no segundo semestre de 2024, para que o projeto possa receber mentoria especializada do Solve for Tomorrow Brasil.
A mentoria consiste em apoio on-line especializado e ocorre desde a etapa de inscrição, com o objetivo de ajudar professoras(es) e estudantes no desenvolvimento da proposta e no aprimoramento de seus projetos. O regulamento do prêmio pode ser acessado em Solve for Tomorrow Brasil.
Unidades de MS
Ao longo das edições, destaca-se a participação de Mato Grosso do Sul, que, em 2023, teve uma equipe semifinalista com o projeto “Proposta de um catálogo físico a partir de técnicas de herborização”, por meio da Escola Estadual João Ponce de Arruda, na cidade de Três Lagoas. Em 2022, a rede chegou às etapas finais com a equipe da Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio, de Nova Andradina, e, como semifinalistas, as equipes da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, da cidade de Miranda, e da Escola Estadual Jan Antonin Bata, da cidade de Batayporã.
Em 2018, o estado esteve entre os 25 vencedores regionais com três projetos das seguintes escolas: Escola Estadual Reynaldo Massi, em Ivinhema; Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio, em Nova Andradina; e Escola Estadual Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira, em Campo Grande. Além disso, em 2017, um dos projetos vencedores pelo júri popular veio da cidade de Nova Andradina (Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio).
Cronograma da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil
- 8 de abril a 10 de julho: Inscrição da ideia do projeto
- 8 de abril a 10 de julho: Mentoria para os inscritos
- 19 de agosto: Resultado das 20 equipes semifinalistas
- 20 de agosto a 4 de outubro: Mentoria para as 20 equipes semifinalistas
- 16 de outubro: Resultado das 10 equipes finalistas
- 17 de outubro a 29 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas
- 21 de novembro a 29 de novembro: Votação pelo Júri Popular
- 29 de novembro: Apresentação dos projetos para a Banca Julgadora
- 3 de dezembro: Resultado dos vencedores da 11ª edição
Inscrições pelo portal: www.solvefortomorrowbrasil.com.br
Adersino Junior, SED