Promovida pela SED, a Semana da Síndrome de Down foi realizada entre os dias 21 a 24 de março.
Em alusão ao Dia da Síndrome de Down, celebrado na última terça-feira (21), as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) promoveram ao longo da semana diversas ações para conscientizar os estudantes sobre os direitos sociais, educacionais e de trabalho para as pessoas com Down.
Na Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada em Dourados, há dois alunos com Síndrome de Down e para tornar a data ainda mais significativa, as turmas desses estudantes promoveram um lanche coletivo intitulado ‘eu tenho um amigo Down’, cujo momento foi organizado pela Vitória Nazareth da Silva, professora coordenadora de Práticas Inovadoras da Escola e pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais, Ana Paula de Oliveira Guilherme que queriam que os estudantes participassem ativamente da celebração.
“Comunicamos sobre a ideia e os estudantes aceitaram sem nenhum problema e se empenharam para fazer a surpresa; as duas turmas são muito acolhedoras, e na sala do Rafael Souza Silva, há outros alunos com necessidades especiais que vieram e ajudaram na surpresa ao colega”, disse Vitória Nazareth da Silva, professora coordenadora de Práticas Inovadoras da EE Maria da Glória Muzzi Ferreira.
Na quarta-feira (22), os alunos do 1º ano do Ensino Médio surpreenderam o Rafael Souza Silva que ficou emocionado com a atitude dos amigos. Já no período vespertino, foi a vez da turma do 9º ano do Ensino Fundamental realizar o piquenique para o aluno Caio Cesar Coinete Mota, que por meio de sorrisos e aplausos, demonstrou toda a sua alegria. Além disso, foi falado aos alunos de todas as turmas sobre a importância do respeito e acolhimento às pessoas com Síndrome de Down.
Em Três Lagoas, na Escola Estadual Bom Jesus, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade reflexiva na aula de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Adriana Cordeiro Alves e mediada por Natalia Alves de Carvalho, Luene Gabrieli da Silva e Eduarda Dias Silva, acadêmicas de Letras da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
Ao questionarem sobre o que é a Síndrome de Down e qual a importância da inclusão e respeito à diversidade, na terça-feira (21) os estudantes registraram em um mapa mental os seus pensamentos e conceitos e, no final da aula, apresentaram aos colegas de turma os esquemas que feitos por eles.
Também na última terça (21), os gestores da Escola Estadual Maria José, localizada em Anaurilândia, convidaram o Kaio Roberto Ferreira Souza, estudante com Síndrome de Down matriculado no 8º ano e o Diego Ribeiro da Silva, estudante egresso com Down para participarem da acolhida temática recepcionando os outros estudantes e equipe escolar. Na ocasião, os dois receberam homenagens e também foi
distribuído um panfleto informativo.
Para a coordenadora de Educação Especial, professora Janaina Belato “as ações desenvolvidas pelas escolas são de extrema relevância porque mostram para a sociedade que a inclusão da pessoa com deficiência não é só um direito, pois todo estudante – com ou sem deficiência – tem direito à educação escolar de boa qualidade, mas evidencia que a inclusão e educação escolar das pessoas com deficiência é fundamentalmente favorável e esperada, pois rompe barreiras arquitetônicas, comunicacionais e principalmente atitudinais nas escolas, refletindo positivamente na comunidade”, disse.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo das escolas