Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) aposta no tripé família, escola e estudante como uma importante ferramenta na efetivação da aprendizagem. Para isso, implantou nas escolas estaduais o Programa “Família e Escola”, um suporte ao trabalho educacional, que informa e fazer refletir sobre a importância da participação da família no processo educacional e prevê reuniões periódicas dos pais na comunidade escolar.
Esta semana, os coordenadores pedagógicos que acompanham as ações do Programa, estão participando de formação continuada para receberem orientações para as reuniões de monitoramento e encontros da família na escola. “Foi um ponto positivo da SED e do governador [Reinaldo Azambuja] a implantação deste projeto para nos auxiliar e fazer com que a família esteja conosco”, afirmou Edna de Souza Sanches, coordenadora pedagógica de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Roberto Scaff, de Anastácio.
Em Campo Grande, a formação, realizada pela SED, em parceria com o Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), acontece no auditório da Unigran, nesta segunda e terça-feira (12 e 13). “Já estamos realizando a segunda formação deste projeto, que é uma nova proposta de reunião de pais, para que a família realmente se sinta parte da escola”, destacou a coordenadora pedagógica do Sefe, Tereza Cristina. “Estamos buscando essa parceria, queremos tornar cultural a participação da família na escola”, explicou a assessora pedagógica do ensino fundamental do Sefe, Rubia Cristina dos Santos.
As escolas da Rede Estadual de Ensino abrem suas portas em quatro sábados, ao longo do ano letivo, para os encontros “Família e Escola”. O trabalho com as famílias, desenvolvido por meio de temáticas das coleções de livros integrantes deste projeto, visa dar suporte à escola, contribuindo para o processo de aprendizagem das crianças e dos adolescentes do ensino fundamental. O próximo encontro está previsto para 5/11.
Na quarta-feira (15), a formação com os coordenadores pedagógicos segue para mais dois dias em Dourados, no Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa.