O trabalho apresentado em Sergipe foi “Entre o diálogo e a troca de saberes: a educação ambiental assumindo o protagonismo juvenil”
Campo Grande (MS) – Com a temática voltada para a Educação Ambiental, como instrumento de empoderamento para questões socioambientais, o professor Luiz Henrique Ortelhado Valverde, que também é coordenador do curso técnico em Meio Ambiente, da Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande, apresentou, durante V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, em Aracajú-SE, entre os dias 6 a 8 de dezembro de 2019, o trabalho intitulado “Entre o diálogo e a troca de saberes: a educação ambiental assumindo o protagonismo juvenil”.
O trabalho relata a experiência do processo de mobilização investigativa realizada com os estudantes do ensino fundamental e médio da escola, por meio da II Conferência pelo Meio Ambiente, ocorrida em junho de 2019, no qual os estudantes tinham como intuito identificar, problematizar e propor soluções para problemáticas socioambientais encontradas de acordo com os temas geradores: água, terra, fogo, ar e sensitivo, para assim chegar aquela considerada a mais importante e urgente, escolhida para ser implementada a seguir.
Para o professor, a metodologia utilizada tem relação com a educação crítica e transformadora de Paulo Freire, em que os estudantes são impulsionados a levantar problemas já conhecidos e juntamente com o diálogo e valorização dos saberes possam juntos indicar possibilidades de mudanças em cenários locais, exercendo seus papeis de protagonismo frente as questões ambientais.