Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Programa “Diálogos Socioemocionais” é apresentado para implementação nas Redes Municipais de MS

  • 09 set 2021
  • Categorias:Competências Socioemocionais
  • Compartilhar:

Na manhã desta quinta-feira (09.09), em reunião virtual, a Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou a apresentação do Projeto Piloto “Diálogos Socioemocionais nas Redes Municipais”, que visa levar a proposta já em prática na Rede Estadual de Ensino (REE) para 17 municípios de Mato Grosso do Sul. A iniciativa é fruto de um trabalho realizado pela Coordenadoria de Formação Continuada da SED, em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS).

Implementado na REE em 2019, o Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais intitulado “Diálogos Socioemocionais”, em parceria com o IAS, foi posto em prática com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento integral de estudantes, de forma intencional e planejada, visando o enfrentamento dos desafios das relações sociais e culturais no século XXI.

Após dois anos de sucesso, com a adesão de todas as unidades escolares da REE, o próximo passo é a implementação nas redes municipais. “Na Rede Estadual, o trabalho foi iniciado em 2019 e contou com uma grande adesão já no primeiro momento. Naquele ano, também realizamos um grande seminário internacional, que mostrou a importância dessa iniciativa. O trabalho seguiu em 2020 com diversas ações e, neste ano de 2021, todas as escolas da REE passaram a fazer parte do Programa. Agora, pensando sempre no Regime de Colaboração, nosso objetivo – ao lado do IAS – é levar essa implementação para as redes municipais”, destacou a secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta.

Secretário Eduardo Riedel (centro), ao lado da secretária Cecilia Motta e da coordenadora da CFOR, Alessandra Beker.

Ao lado da titular da SED, esteve o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Ele destacou o sucesso do trabalho realizado e a importância dos cuidados com as competências socioemocionais. “Desde 2015, quando assumimos o Governo, eu acompanhei de perto todo o trabalho realizado pela Educação. Pensando nas transformações que ocorrem na nossa sociedade, o grande objetivo é preparar nossos estudantes para o futuro e contribuir para uma situação onde a formação ocorra de forma que eles estejam preparados. O desafio é gigante e, para obter sucesso, contamos com uma política de Estado sólida e que também objetiva levar esse trabalho para todos os municípios de MS”, destacou Riedel.

Em 2021, além das escolas estaduais, o Projeto Piloto “Diálogos Socioemocionais nas Redes Municipais” estendeu o convite para que 17 municípios façam parte da iniciativa. Com isso, as ações envolverão a formação das equipes técnicas das secretarias municipais, apoio para execução das atividades definidas no Plano de Trabalho, tais como sensibilização das escolas municipais, realização de Workshops e planejamento colaborativo com cada Rede, para elaboração do programa de implementação nas escolas municipais no ano de 2022.

Vice-presidente do IAS, Roberto Campos, falou sobre o trabalho realizado pelo Instituto.

Na apresentação da proposta, o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos, abordou os pontos trabalhados pelo Programa. “Existe uma série de estudos que avaliam o desenvolvimento socioemocional e, pensando nisso, o IAS trabalha partindo e cinco ‘macro competências’: amabilidade, engajamento com os outros, resiliência emocional, autogestão, abertura ao novo. Esses tópicos resultam em 17 competências que são trabalhadas pelo Programa”, explicou.

Assim como já realizado nas escolas da REE, a proposta tem a intenção de incentivar as redes municipais a potencializar a compreensão de que a dimensão socioemocional é essencial para a Educação Integral e, assim, atender as prioridades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul.

Quadro apresentado durante a reunião virtual, com as 17 competências e as cinco “macro-competências” destacadas.

O secretário municipal de Chapadão do Sul e presidente da Undime-MS, Guerino Perius, falou sobre a parceria e o apoio que o trabalho pode oferecer para as redes municipais. “É um trabalho maravilhoso esse feito pelo IAS e nós, secretários municipais de Educação, só temos a agradecer. Vivemos tempos difíceis e a rede escolar é importante nesse momento. A escola precisa estar aberta a esses assuntos, temos as questões da retomada, da tecnologia, e não podemos deixar nenhum para trás, temos que atender a todos de forma integral. Que nós possamos continuar com essa parceria afetiva e efetiva!”, disse.

Nesta fase inicial do projeto, estiveram presentes na reunião, gestores e representantes das secretarias municipais de educação Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana, Maracaju, Paranaíba, Amambai, Rio Brilhante, Coxim, Caarapó, Jardim e Chapadão do Sul.

“Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a fazer com que esse trabalho seja ampliado também para a implementação nas redes municipais. Se trata de uma iniciativa que já estava no nosso planejamento e que, agora, pode ser colocada em prática. Pensando no Regime de Colaboração, a ideia é levar essas políticas para as redes municipais e fortalecer ainda mais esse trabalho”, concluiu a coordenadora de Formação Continuada da SED, Alessandra Beker.

Últimas Notícias

  • Extra, Extra! Saiu a primeira edição do jornal “Delmira News”
  • Filme estudantil da REE/MS é selecionado em mostra do Festival de Cinema de Gramado  
  • Mitologia egípcia é discutida em roda de conversa na EE Floriano Viegas Machado
  • CRE-3 realiza oficina de formação com foco nos simulados e avaliações
  • Cartilhas do participante do Encceja 2025 estão disponíveis no Portal do Inep
  • Tabagismo foi temática do Encontro Família e Escola na EE São José  
  • SED realiza encontro formativo para profissionais do SENAC que atuam com estudantes com TEA
  • Estudantes comemoram sucesso do projeto “Educando com Horta” na EE Dr Gabriel Vandoni de Barros
  • EE Ester Silva irá participar da Mostratec-Liberato, no Rio Grande do Sul
  • CEAM/AHS conquista medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital