A Olimpíada selecionará os trabalhos de alunos conforme as categorias, sendo “Memórias Literárias” para os estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
Campo Grande (MS) – Estudantes da Escola estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, de Aral Moreira, estão participando do projeto “Memórias Literárias”, coordenado pelas professoras de Língua Portuguesa Aldacir de Oliveira Krein e Josi Limeira.
A ação faz parte da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro reforçando a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.
Os estudantes levaram para a escola objetos antigos, como o ferro de passar a brasa, bules, rádios, lamparinas, lampião, fotos, quadros, canecas, máquinas de escrever, filmadora, dinheiro, sapatos, calculadora, telefone, entre outros. “Alguns estudantes não conheciam uma máquina de escrever, e cada objeto carrega consigo uma história”, enfatiza professora Aldacir.
Além dessa atividade, de acordo com professora Josi Limeira, os estudantes convidaram pessoas da comunidade para contar suas histórias e suas memórias. “Dessa forma, os alunos conhecem a história de sua própria cidade e adquirem novos conhecimentos”, menciona professora Josi.
No final da exposição foi servido Café Literário. A partir desta semana, os alunos começam a escrever seus textos, que serão revisados, e depois passarão por um processo de seleção dentro da escola. A Olimpíada de Língua Portuguesa selecionará os trabalhos de alunos conforme as categorias, Sendo Memórias Literárias para os estudantes do 6º e 7º ano.