Foram definidos os encaminhamentos para as primeiras semanas de aula, como, a formação dos professores, monitores e estudantes.
Campo Grande (MS) – Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação (COPEED), através do Núcleo das Escolas Cívico-Militar (NECIM), realizou, na manhã do dia 06 de fevereiro, no Comando Geral da Polícia Militar, no auditório do CIOPS – Centro Integrado de Operações de Segurança em Campo Grande, primeira reunião de equipe, com Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para encaminhamentos e planejamento da primeira semana de aula nas escolas cívico-militares.
Tratativa
De acordo com a coordenadora do NECIM, Eliana Verneque, na reunião, foram definidos os encaminhamentos para as primeiras semanas de aula, como por exemplo, a formação dos professores, monitores e estudantes.
Também houve as tratativas para a primeira reunião de pais e responsáveis, onde receberão orientações sobre o funcionamento do programa e o acompanhamento dos filhos nas escolas, bem como aos horários de aula, usos de uniforme, tarefas, entre outros. Haverá uma formação para os servidores do segmento administrativo, para que todos tenham conhecimento do funcionamento da escola cívico-militar.
Na reunião da NECIM com militares foram acordados, também, os encaminhamentos sobre a avaliação diagnóstica que será aplicada aos estudantes, “a fim de que a escola defina seu marco, atual, marco estratégico e marco desejado. Essa avaliação irá demonstrar aos gestores e coordenadores pedagógicos o nível de aprendizado dos estudantes e a elaboração de um plano de intervenção, aos estudantes com dificuldades de aprendizagem ou defasagem no aprendizado”, enfatiza Verneque.
Estiveram, na primeira reunião, para tratativa do ano letivo 2020, oficiais bombeiros coronel Romero Inácio do Souza, sub-tenente Marcelo da Cruz Perez, capitão Lenirdo Pedroso; oficiais da PM coronel Hudmax Evangelista Ortiz, tenente coronel Cícero Aparecido Pereira; diretor da E.E Marçal de Souza Tupã-y, Junior Ademir, diretor adjunto Marcos, diretor da E.E professor Tito, Rudnei, diretor-adjunto Rojas.
Escolas
Para o ano letivo de 2020, as escolas que adotarão o modelo escolas cívicos militares em Mato Grosso do Sul são duas. A primeira, E.E Alberto Elpídio Ferreira Dias – prof. Tito, vai colocar em prática uma proposta desenvolvida em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). Com excelente resultado durante a consulta à comunidade (93% de aprovação) a região demonstrou grande interesse na implementação da proposta e a escola também fará parte das unidades que trabalharão com o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em 2020.
Já a segunda, EE Marçal de Souza Tupã-y, que fará parte do Programa com a parceria da Polícia Militar de MS (PMMS), é responsável pelo atendimento à estudantes matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, e contou com quase 80% de aprovação da comunidade no momento de consulta antes da adesão ao PECIM – Programa das Escolas Cívico-Militar.
Fotos: Juarez Júnior