Evento foi realizado na sede da Assomasul, em Campo Grande, e contou com mais de 150 participantes de todo o Estado.
Campo Grande (MS) – A secretária de Estado de Educação e presidente Nacional dos Secretários de Educação (Consed), professora Cecília Motta, participou, na manhã desta terça feira (27.03), no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), da abertura do 14º Fórum Estadual Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O evento, que recebeu com mais de 150 participantes, teve como tema principal o “contexto das políticas públicas diante das perspectivas da Educação Municipal”.
De acordo com a presidente da Undime/MS e secretária de Educação de São Gabriel do Oeste, Kalícia de Brito França, o fórum fomentará o debate em torno do contexto da gestão municipal e propiciará momentos de formação entre dirigentes e técnicos das Secretarias Municipais de Educação. “A encontro incentivará a discussão sobre as políticas públicas de educação e trará orientações norteadoras para o trabalho dos dirigentes dos 79 municípios do MS”, disse.
A programação do Fórum contou com palestras sobre a atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), referente a temporalidade, processo seletivo e orientações sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo de referência do Mato Grosso do Sul, bem como informações acerca de temas como gestão dos recursos federais, avaliações e o direito de aprender dos estudantes e desafios da implementação para elaboração de uma Proposta Pedagógica.
Para a titular da Secretaria de Estado de Educação (SED), que já ocupou o cargo de presidente de Undime/MS e de vice-presidente da Undime nacional, o futuro da educação brasileira – que tem como foco a aprendizagem – depende do regime de colaboração entre união, estados e municípios. “Com estreitamento de demandas e troca de experiências, de todos setores, construiremos, juntos, uma Educação Básica Pública de qualidade. Os estados e municípios estão alinhados e estamos trabalhando para que haja interlocução mais efetiva com união”, disse Cecilia Motta.
Presidente do CONSED, ela mencionou ainda que, na segunda feira (26.03), esteve na Capital Federal para apresentar uma agenda de prioridades para a Educação Pública brasileira, com foco na aprendizagem, e que seria destinada ao Ministério da Educação. “Com o pedido de demissão da secretária do MEC, Tânia Leme de Almeida, a apresentação da agenda de prioridades foi adiada. Contudo, será fortalecida com as prioridades da Undime, alinhada com os governadores e, posteriormente, apresentada à frente parlamentar antes de chegar ao Ministério de Educação”, concluiu a secretária.
Texto: Adersino Junior (SED).