Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) implementará em 2018 o projeto Escola Polo Linguístico de Libras, em algumas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, considerando as especificidades linguísticas, culturais e de identidades dos estudantes surdos de forma ampla.
O projeto é resultado das discussões realizadas pela Comissão de estudo para a implantação da primeira Escola Estadual Bilíngue de MS (Resolução n. 3.217/2017), com objetivo de promover o uso da Libras e a imersão linguística no ambiente escolar, oportunizar a convivência entre os pares linguísticos e fortalecer a fluência linguística.
Este ano, a comissão deliberou algumas ações que devem ser cumpridas até a implantação da Escola Estadual Bilíngue de MS. Entre elas, está a criação do polo linguístico de Libras; tradutores intérpretes de Libras e instrutores mediadores modalidade inscrita; tradução de livros didáticos; cursos para professores e estudantes; tablete para estudantes surdos; e a disciplina de Libras na grade curricular.
O projeto começará em 2018 com curso de Libras para profissionais, familiares e estudantes, com conteúdo e metodologia diferenciados; formação continuada para professores, Tradutores Intérpretes de Libras e Instrutores Mediadores na Modalidade Sinalizada; Tradutores Intérpretes da Libras e Instrutores Mediadores na Modalidade Sinalizada por área de conhecimento; e curso de Língua Portuguesa como L2 e gramática da Libras para os estudantes surdos.
A comissão é formada por profissionais e/ou estudantes surdos, pais e/ou responsáveis dos estudantes surdos, Conselho Estadual de Educação, Universidade Estadual de Educação (Uems), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Consep), Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Do Sul, SED, Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada) e Centro Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).