Participaram secretarias municipais de Aquidauana, Sidrolândia, Corumbá, Coxim, Caarapó, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (CFOR), em parceria com Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), Coordenadoria de Políticas para o Ensino Fundamental (COPEF) e Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) ofertou nos dias 02 e 03 de junho, o 2º Ciclo de Formação dos Diálogos Socioemocionais para as 15 secretarias municipais de Educação que aderiram ao Programa em 2021.
Os representantes de Aquidauana, Sidrolândia, Corumbá, Coxim, Caarapó, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas participaram, em um primeiro momento, com a socialização das experiências vivenciadas no processo formativo do primeiro ciclo junto ao público selecionado das áreas jurisdicionadas.
Educação Integral
Esse momento foi relatado com muito entusiasmo pelos profissionais, pois houve a percepção da importância da formação no contexto de desenvolvimento de políticas voltadas para a educação integral. Assim, vivenciaram experiências de desenvolvimento das competências socioemocionais com muito diálogo e participação, fomentando sua implementação nos municípios de Mato Grosso do Sul.
Nesse segundo ciclo, os formadores rememoraram os princípios e pressupostos do Programa Diálogos Socioemocionais: educação integral, metodologias ativas, avaliação formativa e presença pedagógica. Foram realizados estudos sobre o modelo organizativo de aprendizagens baseado na matriz de cinco macrocompetências do Instituto Ayrton Senna, desdobradas em 17 competências socioemocionais, fundamentais para a educação integral e o desenvolvimento pleno de crianças, jovens e educadores. São elas: abertura ao novo, amabilidade, autogestão, resiliência emocional e engajamento com os outros.
As atividades foram realizadas a fim de promover momentos de estudo e apresentar materiais de referência para que o professor possa, nas diversas áreas de conhecimento, planejar atividades intencionais de desenvolvimento das competências socioemocionais com acompanhamento por meio de instrumentos de avaliação formativa. O intuito é que os estudantes desenvolvam habilidades para identificar e reconhecer os próprios pensamentos, sentimentos, sonhos e ideias e lancem mão delas no comportamento direcionado à solução de problemas da vida, incluindo as relações com o outro. A partir desse desenvolvimento, as aprendizagens essenciais são potencializadas em consonância aos pressupostos pedagógicos da BNCC que estão desdobrados no Currículo de MS.
A SED também disponibilizou materiais para orientação ao professor que deseja trabalhar nos anos iniciais e finais do ensino fundamental com as competências socioemocionais acessíveis em publicações pelo portal desta Secretaria.