Campo Grande (MS) – O Ministério da Educação (MEC) divulgou em maio a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com entrega oficial do documento ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
Em sequência às ações da Comissão Estadual da Base Nacional Comum Curricular, a Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciou nesta terça-feira (12) o Seminário Estadual da Base, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em Campo Grande. Durante três dias, representantes dos 79 municípios participam de discussões para a elaboração da proposta final do documento da BNCC.
De acordo com o presidente da Comissão Estadual da Base Nacional Comum Curricular, Hélio Queiroz Daher, Mato Grosso do Sul iniciou os trabalhos em setembro de 2015, com contribuições de mais de 90% das escolas. “O Seminário Estadual possibilita a Mato Grosso do Sul contribuir com um documento que está sendo construído para definir a matriz curricular de todo o País”, afirma.
O Seminário está sendo realizado pela SED com apoio do Conselho Estadual de Educação (CEE), Fórum Estadual de Educação, Fórum Permanente de Educação de Mato Grosso do Sul, Fórum Municipal de Educação de Campo Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinep), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Univeridade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Federação do Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems).
Sobre a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular vai deixar claro os conhecimentos essenciais e as obras que os estudantes terão acesso ao longo de sua trajetória na educação básica, ano a ano, desde o ingresso na educação infantil até o final do ensino médio. Com ela, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.
A BNCC será mais uma ferramenta que ajudará a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de educação básica do País, deixando claro para todos quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas do conhecimento na Matemática, nas Linguagens, nas Ciências da Natureza, nas Ciências Humanas e na Educação Infantil.