Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do programa “AgitaSed”, ofereceu a seus servidores, na manhã desta quinta-feira (12), palestra da Campanha Nacional da Saúde Prostática, ministrada pelo médico, especialista em Urologia, Nelson Trad Filho.
De acordo com o especialista, pelos problemas que a próstata pode causar todo homem, com mais de 40 anos deve saber mais sobre o assunto. “A próstata pode causar vários problemas e as mulheres, que geralmente encaram os problemas de saúde de forma preventiva, podem ajudar alertando seus maridos, pais, outros familiares e amigos”, explica.
“A doença maligna da próstata, quando descoberta em fase inicial, tem chance de cura de 100%. Hoje, com o avanço dos exames de diagnóstico, quando o médico pede o exame de sangue, chamado PSA, o ultrassom e o exame físico, ele praticamente fecha o círculo de garantia se o indivíduo tem ou não algum problema em sua próstata”, finaliza.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
– Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o Inca. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do Inca é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
– Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.