A distância física, em função da Pandemia, não impediu que a equipe realizasse um trabalho de excelência com os estudantes.
Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel, de Chapadão do Sul, promoveu, nos dias 20 a 22 de julho, via Google Meet, apresentações de Oficinas Interdisciplinares do Curso Normal Médio. A distância física, em função da Pandemia, não impediu que a equipe realizasse um trabalho de excelência com os estudantes.
“Nossos futuros professores superaram todas as expectativas, demonstrando superação, capricho, criatividade, coletividade e dedicação. Desenvolveram com as oficinas, a pesquisa, postura, oralidade, uso dos meios tecnológicos, diversas metodologias de ensino, ou seja, interdisciplinaridade na prática, experienciando o cotidiano de ser professor, se reinventando a cada dia diante das dificuldades, pensando sempre na aprendizagem dos seus futuros alunos”, menciona a diretora Cláudia Kely Pires de Mattos Sorana.
Oficinas Interdisciplinares
No dia 20 de junho, nas disciplinas de Metodologia de Alfabetização – Língua Portuguesa e Literatura Infantil e Noções Básicas de Saúde, Alimentação e Nutrição Infantil, foram apresentadas as propostas em que os estudantes criaram e expuseram um livro de receitas saudáveis, destacando os alimentos com seus nutrientes e sua importância para a saúde.
No dia 21 de junho, nas disciplinas de Introdução à Metodologia do Ensino da Arte; Introdução à Metodologia do Ensino de Matemática e Tecnologias na Educação, os estudantes desenvolveram e apresentaram diversas metodologias para o ensino de matemática às crianças, como jogos individuais ou coletivos, práticas de conhecimento dos números, associados também ao letramento (palavras, sílabas).
No dia 22 de julho, encerrando as oficinas, nas disciplinas de Introdução à Metodologia do Ensino de Ciências Naturais; Introdução à Metodologia do Ensino de Geografia e Introdução à Metodologia do Ensino de História, os estudantes expuseram a proposta de diversos temas, como por exemplo: o Sistema Solar; Dengue; Meio Ambiente…, sendo o desafio de preparar uma aula direcionada a determinada turma, que trabalhasse com os três componentes curriculares. Isso elevou a criatividade de nossos estudantes.
Os resultados superaram as expectativas, proporcionando uma troca de conhecimentos entre os alunos e professores. “Mesmo explanando pelo Meet conseguimos perceber a evolução da turma nas apresentações e na postura, como se realmente estivessem lecionando em sala de aula”, enfatiza diretora.
Orgulho. Palavra que é definida pelo dicionário como “sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, ou com as realizações de outra pessoa”. Isso é exatamente o que nos define como equipe!